Líder do setor de cimentos no Brasil lança campanha inédita para crescer em tempos de crise

Alisson Forti Silva, gerente regional Sul da Votorantim Cimentos.
Alisson Forti Silva, gerente regional Sul da Votorantim Cimentos.

A Votorantim Cimentos, líder do setor no Brasil, e com 83 anos de história, teve que buscar novas alternativas para crescer em tempos de crise. No ano passado, por exemplo, as vendas de cimento caíram 10% em nível de Brasil, acompanhando o fraco desempenho da construção civil. Em Curitiba, a queda foi ainda maior. E para este ano, as expectativas não são nada animadoras.

Por isso, a Votorantim decidiu inovar num ramo tradicional, que é o de cimento, e está fazendo o maior investimento em publicidade de toda a sua história para divulgar o seu novo portfólio de produtos.  Eu conversei com o gerente geral regional Sul da Votorantim Cimentos, Alisson Forti Silva, e ele me explicou que a iniciativa é resultado de uma ampla pesquisa, que envolveu mais de 400 profissionais da construção e teve como objetivo entender os desafios, as dificuldades e as necessidades dos diferentes públicos sobre o processo da construção como um todo, onde o cimento é um dos protagonistas.

cimento votoran obras básicasA partir dessas sinalizações, toda a companhia foi mobilizada. Foi formado um grupo multidisciplinar, que após mais de um ano de estudos chegou ao novo conceito de portfólio, sob a ótica do consumidor. Foram desenvolvidos produtos para cada tipo de obra e com o treinamento dado aos balconistas das lojas revendedoras, o consumidor terá mais facilidades para comprar o cimento certo para cada etapa da obra.

Segundo me informou o gerente da Região Sul da Votorantim Cimentos, o famoso ”puxadinho” continua movimentando o setor de materiais de construção, Só para se ter uma ideia, no Sul do País, 55% da produção de cimento da Votorantim são destinados para o varejo, enquanto que os 45% restantes vão para as concreteiras, construtoras e setor de infraestrutura. Hoje, a Votorantim é líder nos três estados do Sul com 60% do mercado. Com o novo portfólio de produtos, a empresa espera ampliar ainda mais o seu market share.

A fábrica de Rio Branco do Sul, no Paraná,  é a maior do Grupo e também a maior das Américas. Desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano. Possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *