Líder do setor de cimentos no Brasil lança campanha inédita para crescer em tempos de crise
A Votorantim Cimentos, líder do setor no Brasil, e com 83 anos de história, teve que buscar novas alternativas para crescer em tempos de crise. No ano passado, por exemplo, as vendas de cimento caíram 10% em nível de Brasil, acompanhando o fraco desempenho da construção civil. Em Curitiba, a queda foi ainda maior. E para este ano, as expectativas não são nada animadoras.
Por isso, a Votorantim decidiu inovar num ramo tradicional, que é o de cimento, e está fazendo o maior investimento em publicidade de toda a sua história para divulgar o seu novo portfólio de produtos. Eu conversei com o gerente geral regional Sul da Votorantim Cimentos, Alisson Forti Silva, e ele me explicou que a iniciativa é resultado de uma ampla pesquisa, que envolveu mais de 400 profissionais da construção e teve como objetivo entender os desafios, as dificuldades e as necessidades dos diferentes públicos sobre o processo da construção como um todo, onde o cimento é um dos protagonistas.
A partir dessas sinalizações, toda a companhia foi mobilizada. Foi formado um grupo multidisciplinar, que após mais de um ano de estudos chegou ao novo conceito de portfólio, sob a ótica do consumidor. Foram desenvolvidos produtos para cada tipo de obra e com o treinamento dado aos balconistas das lojas revendedoras, o consumidor terá mais facilidades para comprar o cimento certo para cada etapa da obra.
Segundo me informou o gerente da Região Sul da Votorantim Cimentos, o famoso ”puxadinho” continua movimentando o setor de materiais de construção, Só para se ter uma ideia, no Sul do País, 55% da produção de cimento da Votorantim são destinados para o varejo, enquanto que os 45% restantes vão para as concreteiras, construtoras e setor de infraestrutura. Hoje, a Votorantim é líder nos três estados do Sul com 60% do mercado. Com o novo portfólio de produtos, a empresa espera ampliar ainda mais o seu market share.
A fábrica de Rio Branco do Sul, no Paraná, é a maior do Grupo e também a maior das Américas. Desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano. Possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.