Para continuarem rentáveis, empresas terão que reinventar suas marcas este ano
As empresas terão que reinventar suas marcas este ano se quiserem ter relevância no mercado e continuarem rentáveis. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela agência global de gestão de marcas, Landor, que acaba de lançar uma lista com cinco tendências para as marcas em 2016. Ainda segundo este estudo, os consumidores de uma forma geral anseiam por interações mais autênticas com as marcas, ou seja, eles querem experimentá-las por meio de múltiplos canais. E, olha que estes consumidores estão respondendo às histórias das marcas e incorporando produtos e serviços em suas vidas de uma maneira sem precedentes.
A primeira das cinco tendências apontadas para 2016 é que o off-line é o novo on-line de hoje. Isso significa que as compras no comércio eletrônico ameaçam acabar com a experiência do varejo tradicional. No entanto, os clientes querem mais uma vez interações com o mundo real. Diante disso, as marcas estão respondendo, retornando para lojas de tijolo e argamassa, combinando os serviços que os consumidores esperam de uma loja física com a informação, flexibilidade e a personalização do meio digital.
A segunda tendência é a do multicanal. As marcas terão de pensar sobre toda a experiência do cliente. Será necessário explorar os sentidos para criar mundos únicos aos consumidores. Aliás, algumas empresas já estão utilizando um sistema de ar para difundir aromas personalizados em seus locais.
Outra tendência curiosa, é que este ano, as empresas terão que dar mais ênfase no treinamento de seus colaboradores para que sejam embaixadores da sua marca. Até bem pouco tempo atrás, os slogans e comerciais divertidos costumavam ser suficientes para as marcas terem impacto. Hoje em dia, no entanto, os consumidores também se importam com a opinião dos trabalhadores e como as empresas tratam os funcionários.
A quarta tendência para este ano é que as marcas terão de criar formas rápidas de atendimento. É que os consumidores hoje querem experiências sem enrolação.
Por último, em 2016, as marcas precisarão recorrer a histórias autênticas, que estabeleçam pontos de diferenciação, e transmiti-las por meio de design de embalagem. Ou seja, histórias podem ajudar a humanizar a marca, tornando-a mais acessível e compreensível para os consumidores. Elas também podem fazer com que o logotipo ganhe mais peso e seja mais reconhecível.