Visa vai verificar compras com geolocalização para evitar fraudes

A Visa vai lançar uma nova tecnologia que usa a geolocalização do smartphone para confirmar se o dono do cartão está no local onde ocorreu a transação. A informação foi anunciada pelo chefe global de pesquisa e desenvolvimento da Visa, Mark Jamison, durante a Campus Party. Chamada de confirmação por localização móvel, a ferramenta está disponível no Brasil, mas depende do interesse de bancos locais em integrá-la aos aplicativos para acesso ao banco no celular. Segundo a Visa, um grande banco brasileiro já negocia o uso de MLC no País.

Depois da integração, quando uma pessoa pagar por um produto em uma loja física, a Visa vai cruzar a localização da loja com a do smartphone do cliente. Se o sistema constatar, que a compra foi feita em local distante, a transação não será aprovada. Na prática, isso pode eliminar, por exemplo, a necessidade de avisar ao banco sobre viagens ao exterior. Além disso, a taxa de rejeição de transações por suspeita de fraude deve cair. “Os consumidores estão migrando para pagamentos móveis. Eles é que vão decidir quais meios de pagamento vão prevalecer. Por isso, temos de oferecer todas as formas possíveis”, disse Jamison.

A criação de novas tecnologias para autenticar transações é crucial para a Visa. A empresa intermediou 89 bilhões de transações no ano passado em todo o mundo – um volume que chegou a US$ 4,9 trilhões. Na América Latina, a empresa processou 10,6 bilhões de solicitações de pagamento, no valor de mais de US$ 376 bilhões.

Grandes empresas de tecnologia estão de olho no mercado de pagamentos móveis. Apple, Samsung e Google estão investindo em novos meios que podem eliminar, de vez, a necessidade de carregar cartões. Por meio de tecnologias como NFC e um aplicativo dedicado, por exemplo, é possível aproximar smartphone de um terminal credenciado para pagar por uma compra.

Para o vice-presidente de produtos da Visa no Brasil, Percival Jatobá, o Brasil é um dos principais mercados para pagamentos móveis. “O comércio precisa estar preparado para receber este tipo de transação”, disse. Segundo o executivo, o Brasil já tem mais de 2,5 milhões de terminais preparados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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