50 empresas de turismo do Paraná recebem selo de qualidade

selo qualidade de turismoApós uma série de diagnósticos, consultorias e orientações para indicar os melhores caminhos e atitudes para alcançar a excelência em qualidade, 50 empresas de turismo do Paraná estarão nesta sexta-feira (11), às 18 horas, na Expo Unimed Curitiba, para receber o Selo de Qualidade do Turismo. A entrega do selo faz parte do encerramento do primeiro ciclo do programa de capacitação do Sebrae/PR para estimular o crescimento econômico e sustentável das pequenas empresas do setor de turismo e gastronomia.

O programa Selo de Qualidade do Turismo, realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Paraná (FCVB-PR) e a Paraná Turismo, teve início em maio de 2015, quando mais de 100 empresas das regiões de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, União da Vitória, Campos Gerais, e Litoral se cadastraram para participar.

Ao longo de aproximadamente seis meses, essas empresas responderam uma série de questionários, análises e avaliações específicas para criar e executar um plano de ação e atingir os mais altos padrões de qualidade. Como parte do diagnóstico, foi aplicada a visita do ‘turista oculto’, em que um consultor não identificado visitou as empresas para avaliar os serviços, desde a página de reservas do hotel ou restaurante, até as instalações e o atendimento.

“Todo o Programa tem como base os critérios de entidades e ferramentas como o Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SBClass), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Programa Alimentos Seguros (PAS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ)”, explica Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR.

Para a validação dos resultados e reconhecimento técnico, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi o responsável pela avaliação das empresas no final do processo. Das 83 empresas avaliadas pelo Instituto, 50 atingiram o índice de 80% nas análises de conformidade nos critérios de qualidade e receberão o selo. De acordo com o coordenador, essa é uma forma de distinguir as empresas que mais se preocupam com a qualidade na gestão e na prestação de serviços.

“O Selo de Qualidade no Turismo é um fator de diferenciação para as empresas que investem em excelência, uma vez que agrega valor com a otimização de processos, diversificação e melhoria de serviços, além de aumentar a sua rentabilidade”, afirma Aldo. Apesar disso, ele ainda alerta que o selo não é permanente. “Este selo terá validade para o ano de 2016, isto é, a empresa deve estar em constante melhoria e monitoramento de qualidade para a obtenção do selo nos anos seguintes”, enfatiza o consultor do Sebrae/PR. Os meios de hospedagem e restaurantes de interesse turísticos que passarão a ser detentores do selo poderão utilizá-lo junto às suas marcas em materiais de publicidade, sites e na divulgação para clientes.

Em abril deste ano, será lançada uma nova etapa do programa, que passará a agregar outros negócios turísticos como agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos e transportadoras turísticas. Nesta nova fase, outros parceiros também farão parte deste processo de qualificação das empresas, como a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

“Já somos parceiros de outros programas, como o Paraná MICE e acompanhamos todo o desenvolvimento do Selo de Qualidade no Turismo em 2015. Agora, a Fecomércio entra como agente nessa ação e estamos muito felizes em fortalecer essa parceria e poder fazer parte desse processo, contribuindo com o setor de comércio e serviços, e qualificando ainda mais os empresários”, destaca Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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