É possível aumentar as vendas utilizando o WhatsApp
Todos os dias surgem novos aplicativos para facilitar de alguma forma a vida das pessoas. Afinal de contas a conectividade está presente 24 horas por dia e sete dias por semana em nossas vidas, tornando a comunicação mais simples e ágil.
Muitas lojas, escritórios de profissionais liberais, empresas e até indústrias ainda não perceberam as oportunidades que estão perdendo com a falta de uso do WhatsApp. O coach e especialista em vendas, Jacques Grinberg, dá algumas dicas muito importantes para aumentar as vendas com o uso do WhatsApp. Segundo ele, o primeiro passo é usar o aplicativo para se relacionar com os clientes, já que a venda será uma consequência. Por exemplo, para um consultório odontológico ou médico, os clientes poderão ser informados sobre os horários das consultas, previsão do tempo para o dia e situação do trânsito na região. Já para uma loja de shopping, os clientes podem ser informados sobre eventos que acontecem na região, lançamento de filmes no cinema do shopping, melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas como a Páscoa, Dia do consumidor, Dia das Mães, entre outras. Ao informar as datas comemorativas, os clientes lembram que precisam comprar presentes.
O segundo passo é a Lista de transmissão, que é uma forma rápida para enviar mensagens individuais para um grupo pré-selecionado. A utilização de grupos não é aconselhada para uso profissional. Outro item importante é só enviar mensagens se o motivo for válido e de interesse para quem irá receber. Já o texto deve ser profissional e de acordo com o perfil dos clientes. Nunca usar gírias, memes ou assuntos polêmicos.
Ainda segundo Jacques Grinberg, o WhatsApp deve ser utilizado como fazem os vendedores coach. Ou seja, o vendedor coach não vende, apenas ajuda os clientes a comprarem. Trazendo informações de interesse dos consumidores, quando eles precisarem comprar algo, irão tomar a iniciativa. Por exemplo, um escritório de advocacia que mantém os clientes informados sobre mudanças nas leis, precauções para evitar problemas futuros entre outros, quando ele precisar de ajuda vai procurar o escritório através do WhatsApp pela facilidade e também pelo relacionamento. A venda será consequência.
Por último, a comunicação é uma via de duas mãos, vai e volta. Por isso a empresa que utiliza o WhatsApp tem que estar preparada para responder as mensagens.