É possível aumentar as vendas utilizando o WhatsApp

whatsappTodos os dias surgem novos aplicativos para facilitar de alguma forma a vida das pessoas. Afinal de contas a conectividade está presente 24 horas por dia e sete dias por semana em nossas vidas, tornando a comunicação mais simples e ágil.

Muitas lojas, escritórios de profissionais liberais, empresas e até indústrias ainda não perceberam as oportunidades que estão perdendo com a falta de uso do WhatsApp. O coach e especialista em vendas, Jacques Grinberg, dá algumas dicas muito importantes para aumentar as vendas com o uso do WhatsApp. Segundo ele, o primeiro passo é usar o aplicativo para se relacionar com os clientes, já que a venda será uma consequência. Por exemplo, para um consultório odontológico ou médico, os clientes poderão ser informados sobre os horários das consultas, previsão do tempo para o dia e situação do trânsito na região. Já para uma loja de shopping, os clientes podem ser informados sobre eventos que acontecem na região, lançamento de filmes no cinema do shopping, melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas como a Páscoa, Dia do consumidor, Dia das Mães, entre outras. Ao informar as datas comemorativas, os clientes lembram que precisam comprar presentes.

O segundo passo é a Lista de transmissão, que é uma forma rápida para enviar mensagens individuais para um grupo pré-selecionado. A utilização de grupos não é aconselhada para uso profissional. Outro item importante é só enviar mensagens se o motivo for válido e de interesse para quem irá receber. Já o texto deve ser profissional e de acordo com o perfil dos clientes. Nunca usar gírias, memes ou assuntos polêmicos.

Ainda segundo Jacques Grinberg, o WhatsApp deve ser utilizado como fazem os vendedores coach. Ou seja, o vendedor coach não vende, apenas ajuda os clientes a comprarem. Trazendo informações de interesse dos consumidores, quando eles precisarem comprar algo, irão tomar a iniciativa. Por exemplo, um escritório de advocacia que mantém os clientes informados sobre mudanças nas leis, precauções para evitar problemas futuros entre outros, quando ele precisar de ajuda vai procurar o escritório através do WhatsApp pela facilidade e também pelo relacionamento. A venda será consequência.

Por último, a comunicação é uma via de duas mãos, vai e volta. Por isso a empresa que utiliza o WhatsApp tem que estar preparada para responder as mensagens.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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