Inadimplência com cheques tem o segundo pior fevereiro da história
Em fevereiro de 2016 o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,27% em relação ao total de cheques compensados. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Este foi o segundo maior patamar da inadimplência com cheques para um mês de fevereiro de toda a série histórica, iniciada em 1991.
Depois desta marca, o maior valor para um mês de fevereiro havia sido a devolução de 2,32% registrada em 2009. No mês anterior, janeiro/2016, a devolução foi de 2,41%. Já em fevereiro do ano passado, a devolução fora de 2,19%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o nível elevado da inadimplência com cheques observado em fevereiro deste ano é decorrente da alta dos índices de desemprego no país, afetando diretamente a geração de renda e capacidade de pagamento de compromissos financeiros por parte dos consumidor.