JBS dá férias coletivas para funcionários de cinco frigoríficos
A JBS informou que deu férias coletivas para funcionários de cinco de seus frigoríficos a partir de segunda-feira (7), por 20 dias, para adequar a produção às condições de mercado enquanto o setor ainda enfrenta reduzida oferta de boi pronto para o abate. Funcionários nas unidades da JBS em Nova Andradina (MS), Alta Floresta (MT), Pedra Preta (MT), Santana do Araguaia (PA) e de um turno de produção de Mozarlândia (GO) entraram em férias coletivas, informou a JBS por meio de nota.
“Os motivos para a concessão destas férias são a baixa disponibilidade de matéria-prima, a dificuldade de acesso às fazendas por conta da temporada de chuvas intensas em algumas regiões e a adequação do nível de estoques às necessidades do mercado”, informou a companhia. As atividades nessas unidades serão retomadas normalmente após 20 dias, segundo a empresa.
Os processadores de carne bovina enfrentam redução na oferta de boi para o abate desde o fim de 2014 e analistas de mercado esperavam que a situação melhorasse a partir de meados de 2016, mas sem forte recuo no preço de gado.
A demanda estrangeira pela carne bovina brasileira começou o ano de 2016 aquecida, mas o consumo interno ainda está retraído diante do preço mais alto desta proteína animal em relação às outras carnes, num momento em que o país enfrenta crise econômica.