Líderes varejistas demonstram otimismo sobre retomada do crescimento

Flávio Rocha: O fim do ciclo da estatização começa com um novo ciclo do livre mercado.
Flávio Rocha: O fim do ciclo da estatização começa com um novo ciclo do livre mercado.

Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, palestrou na manhã deste sábado (19), no 4º Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Centers, em Guarujá (SP), e falou sobre os efeitos da crise político econômica. Ele se mostrou otimista em relação ao futuro crescimento da indústria varejista, mas ressaltou que é preciso um direcionamento mais correto dos gastos públicos, com a redução do custo da máquina pública e a diminuição da ação e influência do governo no setor, que devem ser um diferencial rumo a um caminho promissor. “O fim do ciclo da estatização começa com um novo ciclo do livre mercado. Esse fato tem levado todos os países no caminho certo”, concluiu.
Na sequência, Charles Desmartis, presidente do Carrefour Brasil, também demonstrou estar positivo, ao minimizar o cenário negativo da economia e dizer que a missão do varejo é ganhar competitividade novamente. “A concorrência no setor é grande e traz mudanças e desafios. Devemos investir na busca de outros mercados e na capacitação dos profissionais, não como um dever social, mas como condição de sobrevivência”. Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, também participou do debate sobre o tema, e destacou os desafios atuais para a internacionalização das marcas brasileiras.

Ronaldo Iabrudi, presidente do Grupo Pão de Açúcar, abordou as alternativas e tendências para o varejo nos próximos anos, para dar aos clientes um maior poder de escolha. O executivo discorreu sobre a importância de trabalhar em diversos formatos, com um portfólio diversificado e vários canais; atuar com processos simplificados; e estar presente nas plataformas de venda e delivery online – dois grandes desafios. “O e-commerce cresce mais rápido que os outros canais e deve receber atenção, pois será ainda muito representativo nos próximos anos”, opina Iabrudi.

Alguns pontos para melhoria foram destacados por Iuri Miranda, CEO do Burger King Brasil, e Ronaldo Pereira, CEO das Óticas Carol. Para Miranda, o Brasil está no mesmo nível de serviço em alimentação fora do lar do que os EUA na década de 1970, fato que deve ser melhorado. “Se você diz que seu produto é fresco, ele tem que ser. Não adianta apenas fazer um comercial bonito”. Ronaldo Pereira falou sobre a preocupação com a informalidade no mercado de trabalho varejista, que ainda representa 40% do total. Apesar do índice alto, 18% dos empresários se transferiram do setor informal para o formal nos últimos anos, com o varejo sendo o maior responsável por essa mudança.

Os debates foram moderados por Marcos Gouvêa de Souza, presidente GD&SM e LIDE Comércio, e Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE. Para Gouvêa de Souza, “as ações e tendências citadas pelas grandes empresas que estão atuando para driblar a crise e crescer devem servir de exemplo para que possamos reagir ao atual momento”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *