Muitas empresas aumentam vendas, mas encontram dificuldades para pagar contas

contas - pagamentoNeste momento de crise que estamos atravessando, algumas empresas estão conseguindo aumentar as suas vendas e até mesmo obter algum lucro. Porém, o que os donos dessas empresas não conseguem entender é por que continuam apertados na hora de pagar as contas. O que está acontecendo? Será que isso é possível?

É possível sim. Aumentar o volume de vendas é muito bom, mas o que os empresários devem levar em conta é a qualidade dessa receita. Num processo de venda deve-se pensar em diversos fatores antes de fechar um acordo com o cliente. É importante analisar todas as variáveis que podem impactar na empresa, como por exemplo, se o preço do produto está cobrindo os gastos; se o cliente terá condições de pagar pelos produtos que comprou e qual o prazo a ser trabalhado na venda.

Antes de iniciar uma negociação, o empresário deve saber tudo sobre o produto que vende e da variação de preços que pode trabalhar para não realizar uma venda com prejuízo. O segundo passo é analisar a capacidade de pagamento dos clientes. Ou seja, uma análise de crédito é importante para que se possa minimizar o risco de aumentar a inadimplência, principalmente neste período de dificuldade e aumento do desemprego. O terceiro passo é analisar qual o prazo a ser dado, pois uma empresa que não trabalha prazos passará por sérios apuros. O ideal é trabalhar com prazos mais curtos de recebimentos e períodos mais longos de pagamento para os fornecedores.

Quando uma empresa trabalha com vendas a prazo, ela assume um risco pelos clientes e isso tem um custo de capital que não aparece na demonstração de resultados, mas torna a operação mais onerosa. Conceitualmente, na demonstração do resultado, são apresentadas as receitas com vendas, deduções, os custos dos produtos e demais despesas operacionais. Como resultado, é apresentado um valor de lucro ou prejuízo. A demonstração de resultados não considera o custo de capital da operação nem a inadimplência e consolida todos os gastos do exercício como se tudo tivesse acontecido no último dia do mês ou do ano. Assim, o lucro econômico pode ser menor que o apresentado contabilmente. Por isso, não se deve vender por vender. Não adianta aumentar a receita, se não receber o dinheiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *