Muitas empresas aumentam vendas, mas encontram dificuldades para pagar contas
Neste momento de crise que estamos atravessando, algumas empresas estão conseguindo aumentar as suas vendas e até mesmo obter algum lucro. Porém, o que os donos dessas empresas não conseguem entender é por que continuam apertados na hora de pagar as contas. O que está acontecendo? Será que isso é possível?
É possível sim. Aumentar o volume de vendas é muito bom, mas o que os empresários devem levar em conta é a qualidade dessa receita. Num processo de venda deve-se pensar em diversos fatores antes de fechar um acordo com o cliente. É importante analisar todas as variáveis que podem impactar na empresa, como por exemplo, se o preço do produto está cobrindo os gastos; se o cliente terá condições de pagar pelos produtos que comprou e qual o prazo a ser trabalhado na venda.
Antes de iniciar uma negociação, o empresário deve saber tudo sobre o produto que vende e da variação de preços que pode trabalhar para não realizar uma venda com prejuízo. O segundo passo é analisar a capacidade de pagamento dos clientes. Ou seja, uma análise de crédito é importante para que se possa minimizar o risco de aumentar a inadimplência, principalmente neste período de dificuldade e aumento do desemprego. O terceiro passo é analisar qual o prazo a ser dado, pois uma empresa que não trabalha prazos passará por sérios apuros. O ideal é trabalhar com prazos mais curtos de recebimentos e períodos mais longos de pagamento para os fornecedores.
Quando uma empresa trabalha com vendas a prazo, ela assume um risco pelos clientes e isso tem um custo de capital que não aparece na demonstração de resultados, mas torna a operação mais onerosa. Conceitualmente, na demonstração do resultado, são apresentadas as receitas com vendas, deduções, os custos dos produtos e demais despesas operacionais. Como resultado, é apresentado um valor de lucro ou prejuízo. A demonstração de resultados não considera o custo de capital da operação nem a inadimplência e consolida todos os gastos do exercício como se tudo tivesse acontecido no último dia do mês ou do ano. Assim, o lucro econômico pode ser menor que o apresentado contabilmente. Por isso, não se deve vender por vender. Não adianta aumentar a receita, se não receber o dinheiro.