Mulheres buscam novos espaços no mundo dos negócios

mulheres de negóciosAs mulheres são a maioria da população brasileira e nos últimos anos têm buscado cada vez mais um espaço no mundo dos negócios. Seja por necessidade de assumir os gastos familiares, seja para atender o sonho de ter um negócio próprio, as mulheres têm decidido tomar o caminho do empreendedorismo. A última pesquisa GEM realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, referente ao ano de 2015, aponta que do total de empreendedores 49% são mulheres e 51% são homens. Aliás, este porcentual vem se mantendo há mais de cinco anos. Só para se ter uma ideia, historicamente, a mulher  brasileira  é   uma  das  que  mais  empreende  no  mundo.  Apenas  em  Gana  as  mulheres  atingem taxas  mais  altas  que  os homens, entre os 59 países que fazem parte da pesquisa GEM.

Quanto às áreas mais procuradas pelas mulheres para empreender, o setor de serviços é o principal foco de atuação das nossas empresárias. Na sequência estão o comércio e indústria. Alguns estudos mostram que o primeiro fator na hora de decidir a atividade de atuação são os conhecimentos de cada pessoa. Ou seja, a tendência é seguir para o ramo que a mulher domina naturalmente. Além disso, também contam as suas experiências profissionais.

Um levantamento realizado pela Fundação Kauffman buscou semelhanças e diferenças no jeito de empreender de homens e mulheres. A pesquisa concluiu que as dificuldades são parecidas e os fatores que ambos acreditam levar ao sucesso também. Mas o curioso é que a maioria das mulheres se sente mais segura para empreender com um mentor, um amigo ou outro empreendedor que as incentive e são mais preocupadas com o capital intelectual da empresa, enquanto homens dão menos valores à mentores e redes de contato.

Outra diferença é que enquanto os homens se lançam nos negócios buscando maior retorno financeiro e são mais cobrados para ter um emprego tradicional rentável, as mulheres empreendem por paixão e pela vontade de ter mais tempo para se dedicar à família.

Por último, os especialistas são unânimes em concordar que as características femininas devem ser aplicadas como vantagem no mundo dos negócios. Fazer mais de uma tarefa por vez, saber lidar com as pessoas, valorizar a cooperação e prestar atenção ao cliente podem ajudar e muito o negócio a prosperar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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