Mulheres buscam novos espaços no mundo dos negócios
As mulheres são a maioria da população brasileira e nos últimos anos têm buscado cada vez mais um espaço no mundo dos negócios. Seja por necessidade de assumir os gastos familiares, seja para atender o sonho de ter um negócio próprio, as mulheres têm decidido tomar o caminho do empreendedorismo. A última pesquisa GEM realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, referente ao ano de 2015, aponta que do total de empreendedores 49% são mulheres e 51% são homens. Aliás, este porcentual vem se mantendo há mais de cinco anos. Só para se ter uma ideia, historicamente, a mulher brasileira é uma das que mais empreende no mundo. Apenas em Gana as mulheres atingem taxas mais altas que os homens, entre os 59 países que fazem parte da pesquisa GEM.
Quanto às áreas mais procuradas pelas mulheres para empreender, o setor de serviços é o principal foco de atuação das nossas empresárias. Na sequência estão o comércio e indústria. Alguns estudos mostram que o primeiro fator na hora de decidir a atividade de atuação são os conhecimentos de cada pessoa. Ou seja, a tendência é seguir para o ramo que a mulher domina naturalmente. Além disso, também contam as suas experiências profissionais.
Um levantamento realizado pela Fundação Kauffman buscou semelhanças e diferenças no jeito de empreender de homens e mulheres. A pesquisa concluiu que as dificuldades são parecidas e os fatores que ambos acreditam levar ao sucesso também. Mas o curioso é que a maioria das mulheres se sente mais segura para empreender com um mentor, um amigo ou outro empreendedor que as incentive e são mais preocupadas com o capital intelectual da empresa, enquanto homens dão menos valores à mentores e redes de contato.
Outra diferença é que enquanto os homens se lançam nos negócios buscando maior retorno financeiro e são mais cobrados para ter um emprego tradicional rentável, as mulheres empreendem por paixão e pela vontade de ter mais tempo para se dedicar à família.
Por último, os especialistas são unânimes em concordar que as características femininas devem ser aplicadas como vantagem no mundo dos negócios. Fazer mais de uma tarefa por vez, saber lidar com as pessoas, valorizar a cooperação e prestar atenção ao cliente podem ajudar e muito o negócio a prosperar.