Operadora realiza convenção com objetivo de melhorar cenário no turismo

Aroldo Schultz: é preciso buscar diferenciais para superar a crise.
Aroldo Schultz: é preciso buscar diferenciais para superar a crise.

Começa nesta quinta-feira (3) e segue até domingo (6) a 10ª Convenção Schultz, realizada pela Schultz Operadora, de Curitiba. São 600 participantes de todo o Brasil entre agentes de viagens, fornecedores e parceiros. O objetivo é capacitar os agentes, formalizar novas parcerias e criar alternativas para o momento de apreensão do setor, que pena com alta do dólar e com aumento de impostos. Para marcar a décima edição e os 30 anos do Grupo Schultz, a convenção será em um roteiro clássico entre os viajantes: um cruzeiro, de Santos a Salvador, a bordo do navio Sovereign da Pullmantur.

Para o presidente do Grupo Schultz, Aroldo Schultz, o objetivo é mostrar ao mercado que é preciso buscar diferenciais para superar a crise. “É um evento histórico, com 600 participantes, que mostra a força do setor do turismo, pois nos unimos aos patrocinadores, fornecedores e a parceiros para mostrar que a saída para momentos de crise é nos reinventarmos, buscando oportunidades onde muitos só enxergam problemas”, diz Aroldo.

O foco da empresa é estreitar o relacionamento com os agentes para aproveitar as oportunidades que a crise oferece. Desde o início de 2015, a alta do dólar vem prejudicando a venda de pacotes para o exterior. Agora, o governo federal passou a cobrar 25% de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas de valores ao exterior para pagamento de serviços de turismo. “Com este imposto, a tendência é de uma retração muito grande no mercado, que já está sensibilizado com a alta do dólar. Mesmo assim, entendemos que a saída de grandes players abrirá espaço para as operadoras sólidas como a Schultz se consolidarem”, aponta Aroldo Schultz, presidente do Grupo Schultz.

Segundo ele, a oportunidade estará em conhecer em primeira mão novidades que podem ajudar a alavancar as vendas. Serão apresentados vários novos roteiros pelo Brasil, Europa, Américas, África, Ásia e Oceania, alguns bem segmentados, como para jovens ou terceira idade, e outros que têm o chamariz de preços promocionais. Serão lançados também intercâmbios e cursos no exterior, além de campanhas de incentivo de vendas. “São soluções que certamente ajudarão a impulsionar o trabalho dos agentes de viagens em 2016”, explica Aroldo.

A Schultz Operadora é uma das empresas de turismo mais sólidas no Brasil. A matriz fica em Curitiba e há 14 filiais pelas principais cidades brasileiras e uma em Lisboa, Portugal. Atende a 36 mil agentes de viagens, em 13 mil agências.

A operadora é um das empresas do Grupo Schultz, que está completando 30 anos em 2016 e atua em boa parte da cadeia do turismo. Fazem parte do grupo a Vital Card (seguro de viagem),  Schultz Vistos Consulares (vistos de turismo, estudos e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ Systems (tecnologia), TZ Viagens (atende empresas que atuam no setor de turismo e em atividades complementares), Bem-Estar Estética e Juice In Time (suco de fruta 100% natural).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *