Poucas empresas brasileiras registram suas marcas no exterior
Embora os negócios internacionais sejam uma realidade para muitas empresas brasileiras, o que se vê hoje é que poucas marcas nacionais estão devidamente registradas e protegidas no exterior. Só para se ter uma ideia em termos de números, estima-se que existam mais de 400 empresas brasileiras espalhadas em 50 países e aproximadamente 20 mil companhias exportadoras e importadoras. Todas essas empresas chegam a movimentar cerca de R$ 450 bilhões por ano.
Na realidade, mais do que proteger internacionalmente a marca, o registro evita que terceiros se apropriem do seu sucesso. O registro internacional de marcas proporciona também outros benefícios como a facilidade na adoção de medidas de fronteira que objetivam o combate à pirataria; maior segurança aos parceiros internacionais, os quais muitas vezes exigem a comprovação de titularidade da marca e , finalmente, agilidade nos procedimentos de exportação de mercadorias para outros países, que muitas vezes praticam uma conferência simplificada quando a marca do produto está registrada no país de destino.
E se a empresa tem negócios apenas no Brasil, também é importante que ela faça o registro de sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O Registro garantirá o direito de uso da marca dentro da sua área de atuação e em todo território nacional, proibindo que os concorrentes usem uma marca igual ou parecida, passível de confundir o consumidor e prejudicar o seus negócios.