You are here
Home > Sem categoria > Ter um planejamento financeiro eficiente é fundamental para empresas de todos os tamanhos

Ter um planejamento financeiro eficiente é fundamental para empresas de todos os tamanhos

finançasTodo empreendedor tem como objetivo ver sua empresa com resultados financeiros cada vez maiores. Mas, que para que isso aconteça não basta apenas trabalhar duro e torcer para que os lucros se concretizem. Acima de tudo é preciso fazer um planejamento financeiro eficiente, que pode ser bem menos complicado e mais barato do que muito empresário imagina.

Em primeiro lugar, o empresário não deve fazer tudo sozinho. Mesmo em uma estrutura pequena é fundamental contar com profissionais especializados antes de partir para o planejamento financeiro. Não importa se o profissional da área financeira é um funcionário direto da empresa ou se o serviço é prestado em forma de uma assessoria externa. O essencial é ter o apoio de alguém que realmente entenda bem do assunto.

Mesmo cercado de bons profissionais, o empreendedor, como dono do negócio, também precisa entender pelo menos um pouco da área financeira. Por isso, buscar mais informações em cursos e seminários é sempre positivo para o desenvolvimento do negócio.

Outro item importante é que o empresário abandone o uso do papel para controle das informações. É difícil acreditar, mas mesmo em uma época de alta conectividade e tecnologia, ainda existem gestores que guardam as informações da empresa em papéis. A solução é partir para a organização das informações em um sistema de gestão, onde seja possível integrar todos os dados financeiros e assim garantir um maior controle geral.

Um erro muito comum entre pequenos e médios empreendedores é misturar as despesas pessoais com as da empresa. Quem embaralha as duas contas nunca consegue de fato ter uma visão clara de quais são os gastos e qual realmente é o lucro da empresa, o que dificulta fazer um plano de expansão e buscar crédito. Esse erro acaba comprometendo completamente a eficiência do planejamento financeiro.

Outro erro cometido pelas pequenas e médias empresas é se preocuparem com os grandes gastos como os impostos, salários dos colaboradores e aluguel, por exemplo, e deixarem de lado o controle das pequenas despesas, que juntas podem representar grandes perdas desnecessárias. Por isso, é importante ficar de olho também nas pequenas economias que podem ser feitas diminuindo os gastos de água, energia elétrica e telefone.

Por último, um sistema de gestão eficiente pode garantir a emissão de diversos relatórios que vão servir de base para o planejamento financeiro. Entre eles estão, por exemplo, os relatórios de faturamento; controle de fluxo de caixa, com todos os lançamentos financeiros, de entradas e saídas. Todos esses relatórios permitirão que os empresários tenham uma visão gerencial mais ampla.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top