TIM Multibank Caixa já alcança 12 estados do Brasil

Depois de um piloto bem sucedido em três cidades do país, o TIM Multibank Caixa já alcança 12 estados brasileiros. Desenvolvido pela Caixa, MasterCard e TIM, o serviço é voltado para clientes da operadora sem conta corrente ou poupança e funciona como uma conta pré-paga no celular, possibilitando operações como pagamentos de contas, envio de dinheiro e compras com um cartão Mastercard. O produto foi lançado em 2015 em Curitiba (PR), Natal (RN) e Uberlândia (MG) e mais de 37 mil pessoas já aderiram ao serviço, totalizando, entre depósitos e compras, movimentações de cerca de R$ 700 mil. A ampliação engloba todo o estado do Paraná, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, além do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Alagoas, Bahia e Sergipe.

O mercado para mobile banking no Brasil é crescente. Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizado junto às sete principais instituições financeiras do país, as transações feitas por internet banking e mobile banking responderam por 58,5% do total no primeiro semestre de 2015. No final de 2014, as operações por estes canais digitais somaram metade do total, o que comprova a tendência de aceleração do uso. A consultoria IDC Brasil também estima dados positivos: 30% das transações financeiras realizadas no país em 2016 acontecerão através de dispositivos móveis, segundo a empresa.

“Ao longo dos próximos anos, o mercado de mobile money trará uma mudança relevante para a vida dos consumidores brasileiro, assim como aconteceu com a internet móvel. Por isso, desenvolvemos o TIM Multibank Caixa, oferecendo um serviço seguro, de fácil utilização e sem burocracias para ampliar o acesso da população ao universo financeiro. Sabemos, por exemplo, que 50% da nossa base pré-paga não possui conta em banco. Ou seja, temos espaço para atuar e beneficiar ainda mais nossos usuários”, destaca Fábio Freitas, responsável por Finance & Insurance Services na TIM Brasil.

Nessa parceria, a MasterCard é a responsável pela plataforma de pagamentos móveis, pelo processamento das transações e pela bandeira de aceitação; a CAIXA pela gestão da conta e disponibilização dos serviços financeiros; enquanto a TIM se encarrega de promover as interfaces de uso no celular e comercializar o produto para sua base de clientes.

Segundo o vice-presidente de Negócios Emergentes da Caixa, Fábio Lenza, o banco está atento às tendências do mercado mundial de meios de pagamento e, consequentemente, aos pagamentos móveis, que também vêm crescendo no Brasil. “Com esse novo meio de pagamento ampliamos o acesso de uma parcela da população brasileira a serviços bancários convenientes e seguros. O modelo de negócio é inovador e a tecnologia é aderente ao público que pretendemos atender”, comentou.  Para Lenza, a estratégia do produto está alinhada ao objetivo da CAIXA de democratizar o acesso a serviços financeiros.

Para o vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul, Alexandre Brito, “o objetivo da MasterCard com a expansão é continuar promovendo a inclusão financeira da população brasileira e contribuir para a construção de um ecossistema que permita a interoperabilidade das transações. Brito acrescenta:,“Com a expansão do TIM Multibank Caixa, milhões de brasileiros passarão a se beneficiar do sistema de pagamentos móveis, tendo acesso aos dispositivos financeiros e facilitando as tarefas do seu dia a dia, sem que o consumidor precise andar com dinheiro no bolso, tampouco pegar filas para, por exemplo, pagar suas contas”.
O TIM Multibank Caixa é uma conta financeira pré-paga no celular que funciona através da tecnologia USSD e com envio de mensagens de texto (SMS), sendo compatível com qualquer modelo de celular comercializado pela operadora, sem necessidade de serviço de dados.

Para ativar a conta no celular, os interessados devem ligar de seu celular TIM para o número *321# e realizar o autocadastro gratuitamente. Os usuários poderão realizar pagamentos, transferir dinheiro para outras contas móveis e comprar recargas da TIM. O depósito do dinheiro na conta móvel e saques devem ser feitos em lotéricas da Caixa e correspondentes Caixa Aqui. Não há taxas de manutenção da conta nem tarifas paras envio de dinheiro, pagamentos de contas, recargas, compras e consultas. Já o saldo máximo da conta é de R$ 5 mil.

As compras em estabelecimentos comerciais são feitas com o cartão físico TIM Multibank Caixa, que poderá ser adquirido por R$ 15 em pontos de venda TIM ou pela loja virtual da operadora (lojaonline.tim.com.br). No site da empresa, também haverá um espaço para o consumidor realizar um cadastro e ser avisado sobre a disponibilidade do serviço em sua cidade. A expansão nacional está prevista para os próximos meses.

Para marcar a ampliação do alcance do TIM Multibank Caixa, a operadora e seus parceiros lançam uma ampla campanha. A ação, desenvolvida pela W/McCann, conta com a participação do humorista Rodrigo Sant’Anna, que encarna personagens desenvolvidos especialmente para explicar as diferentes funcionalidades do serviço de forma didática e bem humorada. Para o meio digital, o ator gravou vídeos TrueView, a serem veiculados no YouTube, além de tutoriais sobre o serviço. A campanha conta também com mídia exterior e merchandising em TV.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *