Como mobilizar a equipe para enfrentar a crise

Paulo Canoa: a equipe deve sempre estar informada sobre os resultados das ações implementadas.
Paulo Canoa: a equipe deve sempre estar informada sobre os resultados das ações implementadas pela empresa.

A recessão econômica continua obrigando muitas empresas a cortar pessoal, gastos importantes e fazer mais com menos estrutura. Com isso, a sobrecarga de trabalho, o medo do desemprego e, em alguns casos, atraso no pagamento acabam trazendo o clima de desânimo, que pode afetar a produtividade e o padrão de qualidade dos produtos e serviços. Nos momentos de crise uma boa liderança é fundamental tanto para “blindar” os negócios, evitando ou minimizando demissões, como também para tranquilizar e mobilizar a equipe para enfrentar a situação, de acordo com Paulo Canoa, diretor executivo da unidade Gi Group, parte da multinacional italiana de recursos humanos do mesmo nome.

“Um dos meus primeiros chefes dizia muitas vezes que um líder tem que inspirar as intraquilidades e expirar calma. E ele estava coberto de razão”, diz Canoa, que também é especialista em liderança. Segundo o CEO da unidade Gi Group, mesmo que o gestor esteja preocupado, o que é natural diante das incertezas do mercado, não pode deixar que essa insegurança seja contagiada pela organização e que deturpe a sua clarividência em mostrar o caminho.

Para que o gestor possa restaurar equilíbrio e promover união entre os colaboradores, em empresas que precisam tomar medidas difíceis para reverter a situação, Canoa pontua seguintes recomendações:

– Implementação rápida das decisões difíceis: mudanças, como demissões e realocações de pessoal, devem ser efetuadas o mais breve possível para acabar com receio de saber quem vai ser cortado ou não e preparar o restante do time para o que tem que ser feito, resgatando a tranquilidade.

– Compartilhe ideias e resultados: mantenha a equipe informada sobre os resultados das ações implementadas, para que todos entendam a real situação da empresa e possam contribuir com sugestões e atitudes que ajudem a implementar rapidamente o plano de ação.

– Transmita otimismo e determinação: o líder deve acreditar sempre no seu potencial e da sua empresa em superar a crise, e transmitir essa visão aos colaboradores com entusiasmo e seriedade. É fundamental mostrar que os momentos difíceis trazem desafios, mas também oportunidade única de desenvolver a capacidade profissional, criar um diferencial perante à concorrência, além de incentivar união. Aproveite o momento para convocar os funcionários a “arregaçar as mangas” e a se unirem para superar os obstáculos.

– Comunicação direta e franca: ao comunicar a reestruturação da empresa ou corte de pessoas seja respeitoso e objetivo. Transmitir entusiasmo é importante, contudo cuidado para não incorrer em discursos vagos. Depois de convencer a equipe do lado positivo da crise, é preciso definir e informar como a empresa pretende superar as dificuldades, ou sejam quais as medidas para controlar e reduzir ainda mais os custos mantendo a qualidade do serviço, como redirecionar os recursos para áreas de maior demanda, como vender mais, onde buscar as oportunidades de negócios, entre outros.

A crise econômica não deve ser encarada como ameaça, e sim como momento de aprendizado, aconselha Canoa. “Nesses períodos difíceis podemos identificar quais os melhores elementos que a nossa equipe tem, quais os pontos fortes da empresa, as nossas maiores virtudes e fraquezas. Com isso, podemos ver onde melhorar e sair da crise mais fortalecidos”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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