Curitibana lança projetos sobre mulheres no mercado financeiro, empreendedorismo e hackathon

mulheres de negóciosA curitibana Elisiane Zanlutti iniciou sua carreira no mercado financeiro, mas sempre se incomodou com o fato de que há poucas mulheres trabalhando na área de finanças. Formada em Administração e com dois MBAs no currículo, a jovem de 29 anos tinha uma grande vontade de despertar as mulheres para esse mundo, mostrando que elas também são capazes de investir ou atuar no mercado acionário – um espaço hoje praticamente dominado por homens.

De acordo com Elisiane, isso muitas vezes acontece porque nem mesmo a informação chega para as mulheres. Em maio de 2015, participou do Laboratório Curitiba, um programa de liderança da Fundação Estudar na cidade. Durante os módulos do curso, Elisiane criou uma fanpage chamada Despertando Investidoras, que ela alimenta frequentemente até hoje com informações sobre o mercado, sempre focando no público feminino. A jovem também se inspirou na época a criar uma página dedicada ao empreendedorismo, a Fundação do Empreendedor, que compartilha notícias sobre startups, dicas sobre como sair da crise, cases de sucesso, etc.

Posteriormente, conheceu o mundo dos hackathons, as famosas maratonas de programação, que ela tem se dedicado a promover. Os melhores resultados ela faz questão de apresentar em aceleradoras nas quais tem contato. Há duas semanas, por exemplo, estava numa hackathon em São Carlos (SP), onde foram desenvolvidos sistemas para aeroportos. Já na última semana, ministrou uma palestra no Google sobre marketing digital e o poder da mulher. Hoje, além de dar vida a tantos projetos, Elisiane também trabalha na área de Recursos Humanos da ESPM de São Paulo, onde vive há quatro meses.

Segundo Elisiane, o programa Laboratório desperta o jovem a realizar aquilo que está parado no mundo das ideias, muitas vezes devido à correria do dia a dia. “Com uma metodologia diferenciada, o curso ajuda o jovem a acordar e colocar a mão na massa para realizar seu sonho”, afirma. A próxima edição do Laboratório Curitiba já tem data marcada: dias 16 e 17 de abril, bem como em 21 e 22 de maio. As inscrições estão abertas até 4 de abril no site www.napratica.org.br/laboratorio. A taxa de participação é de R$ 590,00, mas a Fundação Estudar também oferece até um terço das vagas de forma gratuita.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *