Óticas consideram 2016 como um ano de travessia e esperam repetir o faturamento de 2015
Depois de crescer 20% de 2011 a 2014, o setor óptico sofreu retração de 12% no ano passado. Entretanto, para 2016, o segmento considera que este será um ano de travessia e espera pelo menos repetir o faturamento de 2015, que foi de R$ 20,3 bilhões.
De acordo com informações que eu obtive junto a Associação Brasileira da Indústria Óptica, estão em operação hoje no Brasil 20.424 óticas, sendo que no Paraná este número chega a 1.120. Mas, o que tem se visto, é existe um movimento de consolidação do setor, no qual as grandes redes passaram a adquirir as menores. No entanto, ainda existe uma série de pequenas redes, que possuem de duas até no máximo dez lojas, que acabam mantendo seus clientes pela fidelização e proximidade com o consumidor, seja pela localização ou até mesmo pela forma de divulgação local.

Agora, sem dúvida alguma, a pirataria continua sendo o maior empecilho para o crescimento do setor óptico. Só no ano passado, por exemplo, quase 9 milhões de óculos ilegais foram apreendidos no Brasil. Alguns fatores também têm impactado negativamente no varejo de produtos ópticos, como a importação ilegal de óculos e a entrada no mercado de produtos “chineses”, além das crescentes compras de óculos feitas por brasileiros no exterior.
Segundo dados do último Censo do IBGE, 36 milhões de brasileiros usam óculos de grau ou lentes de contato. No entanto, um número ainda maior – estimado em mais 60 milhões -, pode sequer ter consciência da existência de problemas oculares, na maioria das vezes pela falta de informação e de acesso a exames regulares. Na avaliação do presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, o problema pode ser ainda mais complexo, pois no Brasil não há uma ´política pública da visão. Ou seja, aqui não há o costume e nem obrigatoriedade de fazer exames períódicos de vista. Apenas na renovação da carteira de Habilitação e no momento do alistamento militar obrigatório os exames são exigidos. Para corrigir o problema, a Abióptica, com o apoio de algumas entidades acompanha o andamento de dois Projetos de Lei no Congresso Federal. O primeiro, que institui a obrigatoriedade de exames de visão no período pré-escolar. O segundo, que prevê exames de visão pré-admissionais.
Por último, eu perguntei ao presidente da Abióptica quanto representa do faturamento de uma ótica a venda de óculos de grau e de sol. Segundo Bento Alcoforado, os óculos de grau (conhecidos como óculos receituário) representam aproximadamente 75% das vendas, sendo que os solares ficam com a fatia de 25%.








