Presidente nacional da Abimaq vai se encontrar com empresários paranaenses

Carlos Pastoriza: O Brasil precisa resolver urgentemente os seus riscos políticos.
Carlos Pastoriza: O Brasil precisa resolver urgentemente os seus riscos políticos.

O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) Carlos Pastoriza, estará em Curitiba esta semana para dois compromissos com empresários locais. A entidade é a maior patronal, representando de 7.500 empresas do setor de máquinas e equipamentos em todo o território nacional e gera mais de 245 mil empregos diretos. Na quarta-feira (13), Pastoriza apresentará o planejamento estratégico e as ações da entidade com vistas à retomada do desenvolvimento da indústria, com empresários locais no campus da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). E, na terça-feira (12), com sua diretoria, visitará algumas empresas associadas O objetivo é conhecer, no chão da fábrica, ideias simples, programas, que contribuam com a melhoria da qualificação profissional e da produtividade. Estratégias que contribuam como soluções criativas, cases de sucesso, para driblar a atual crise.

No segundo semestre do ano passado a previsão de aumento do PIB para 2016 variava entre +0,5% a +1,5%. Hoje, a previsão é de -3,5%. E pode piorar, de acordo com a Abimaq, por conta de riscos políticos que agravam o cenário econômico recessivo.

Pastoriza diz que, o Brasil precisa resolver urgentemente os seus riscos políticos para restabelecer a governabilidade, sejam quais forem os desdobramentos do processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional.

E este cenário agrava os riscos econômicos, tais como: PIB negativo, que gera menor arrecadação; pacote fiscal insuficiente, que gera aumento de impostos; bancos expostos em mais de R$ 180 bi com a Petrobras, empreiteiras e seus fornecedores.

Em que pese os enormes desafios, durante o encontro com os empresários paranaense mais uma vez a diretoria e corpo técnico da Abimaq permanecerá atuante em defesa dos interesses da indústria. “Precisamos cobrar ações do governo que possam contribuir para reverter a baixa competitividade do nosso país, um problema crônico decorrente da falta de medidas estruturantes capazes de colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento”, de acordo com Pastoriza”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *