Qual a importância do encontro entre fundadores e herdeiros de empresas familiares?

HA0521 - Bedford staff and M1. A set of images  of HA staff in the Bedford office and new section of M1, north of junction 9. March 2010Dentre tudo que envolve a gestão das empresas familiares, o encontro e a troca de experiência entre os fundadores é a chave para adquirir novas visões e soluções para situações comuns enfrentadas diariamente por todos. Ouvir outros fundadores de empresas familiares sempre resulta em novas ideias e soluções para várias questões. Sabendo da importância desta troca de experiência, o Fórum de Fundadores criado pela JValério, empresa especializada em empresas familiares, pode ser definido como um dos principais encontros envolvendo empreendedores visionários que criaram as suas empresas com laços familiares.

Fruto das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Governança Corporativa da FDC – Fundação Dom Cabral, o evento mensal chama a atenção pela alta qualidade dos encontros, constantemente enriquecido de conteúdos atuais e inovadores, que atrai professores e palestrantes reconhecidos nacionalmente.

Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, recorda das origens deste Fórum que nasceu de outro programa: O PDA – Parceria para o Desenvolvimento dos Acionistas. “Este programa (PDA) já existe há mais de 20 anos no Brasil e a FDC – Fundação Dom Cabral foi precursora do tema. O PDA é um programa preparado com conceitos e metodologias voltadas para a empresa familiar onde estão reunidas várias companhias desta natureza com o mesmo momento das suas vidas empresárias. Neste PDA existe um capítulo voltado aos fundadores. Conversando com os nossos clientes de Governança, entendemos que seria muito importante não ter apenas um capítulo dentro do PDA, mas sim uma dedicação quase exclusiva para os fundadores. Foi aí que surgiu a ideia de criar um momento somente para os fundadores, que é o Fórum. A FDC rapidamente nos apoiou nessa ideia e já estamos no segundo ano”.
Exclusivamente criado para os fundadores, os que construíram toda a ação e estão mantendo as suas empresas atuantes, o Fórum de Fundadores discute problemáticas comuns em encontros que ocorrem uma vez por mês. A linha da metodologia é fazer com que os próprios fundadores demandem quais são os temas que eles gostariam de discutir: “somos nós quem cuidamos deste encontro fazendo a mediação através de um pesquisador ou especialista do assunto levantado” completa Eduardo Valério.
Fórum de Herdeiros

O Fórum de Herdeiros seguiu o mesmo conceito do Fórum de Fundadores. Eduardo explica que já era uma ideia antiga de também proporcionar um momento para os herdeiros, os sucessores que são os potenciais sucessores: “surgiu da criação de uma linha mestra em que nós, através das nossas pesquisas pertinentes para este público, submetemos toda a ideia inicialmente a um grupo de 10 herdeiros e foi avaliado por eles em 2014, que foi o ano de preparação. Em 2015 foi lançado o Fórum de Herdeiros oficialmente, desta feita em uma parceria com a Associação Comercial de Maringá que apoiou esta ideia através de seu núcleo Jovem Empreendedor, liderado lá pelo Cesar Couto. Desta maneira foi possível lançarmos com êxito este programa em Maringá e já temos perspectivas de termos este Fórum de Herdeiros no segundo semestre em Londrina e em Curitiba também.”
Dentro do Fórum de Herdeiros, Eduardo Valério explica que os assuntos permeiam várias questões como: Gestão Empresarial; Planejamento Estratégico; Gestão de Finanças; Governança em Sucessão Familiar; Acordo de Família; Acordo de Acionistas e Conselhos de Administração.
Encontros com os herdeiros vão além dos debates e das trocas de experiências: “fazemos também uma avaliação de perfil psicológico usando testes específicos voltados para o alto conhecimento. O objetivo não é fazer comparações e julgamentos, mas proporcionar aos participantes que eles tenham conhecimento da sua potencialidade técnica, como ele é como pessoa, e como ele pode melhorar o seu desenvolvimento” complementa Eduardo Valério.

Crédito da foto: Highways Agency

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *