Vendas de passagens de ônibus online crescem 90% no primeiro trimestre do ano

venda onlineAo longo dos três primeiros meses de 2016, as compras online de passagens de ônibus cresceram em todo o Brasil. Segundo levantamento feito pela ClickBus, plataforma líder em vendas online de passagens de ônibus, janeiro, fevereiro e março foram responsáveis por um aumento de 90% nas compras de bilhetes de ônibus por meio de sua plataforma online ou aplicativo para smartphones. E o carnaval foi um período importante para esse resultado. No trimestre, dia 5 de fevereiro, a sexta de carnaval, foi a data em que as pessoas mais embarcaram, sendo 4 de fevereiro, quinta-feira pré-carnaval, o dia em que as pessoas mais compraram suas passagens de ônibus por um canal online.

Ainda sobre o comportamento de quem comprou online, mais da metade das pessoas viajaram sozinhas. 61% delas adquiriram apenas uma passagem, enquanto 39% obtiveram dois ou mais bilhetes para a mesma viagem. “Nos primeiros três meses do ano, tivemos três grandes feriados: Ano Novo, carnaval e Páscoa e conseguimos registrar um aumento de vendas em comparação com o mesmo período no ano passado. Os números mostram que o brasileiro continua viajando apesar do momento de crise no país e também que está aderindo ao e-commerce no setor rodoviário para garantir suas passagens. Acreditamos que esse aumento continue no segundo trimestre”, afirma Cesário Martins, co-CEO e fundador da ClickBus.

Os principais destinos de quem comprou passagens de ônibus pela internet no primeiro trimestre do ano foi o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas, cidades que também foram os principais pontos de onde as pessoas mais saíram para viajar com bilhetes comprados pela Internet ou aplicativo.

Levando-se em consideração cada região do país, Goiânia foi a cidade mais procurada pelos turistas no Centro-Oeste, enquanto no Nordeste foi Fortaleza. Belém liderou as compras de passagens de ônibus na região Norte e, no Sul, Curitiba foi o destino mais buscado. Rio de Janeiro foi o local do Sudeste para onde as pessoas mais viajaram.

O valor gasto em média nas viagens de ônibus foi de R$ 104,07, sendo a rota São Benedito,CE – Ubajara,CE a que ofereceu o preço mais em conta, de R$ 7,45, e a rota São Paulo, SP – Parnaíba, PI o maior valor, de R$ 718,82.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *