Crise não atrapalha crescimento do setor de educação corporativa a distância

Norton Moreira: o mercado de educação corporativa a distância amadureceu muito nos últimos 15 anos,
Norton Moreira: o mercado de educação corporativa a distância amadureceu muito nos últimos 15 anos.

Ao contrário de muitos setores, a crise não conseguiu frear o crescimento do setor de educação corporativa a distância, que vem apresentando desempenho consistente desde o início dos anos 2000. Eu conversei com o CEO da Dtcom, o executivo Norton Moreira, e ele me disse que este modelo de negócio vem crescendo continuamente, e, em tempos de crise, a educação corporativa a distância ganha ainda mais força, principalmente por que além de apresentar custos menores para as empresas, os colaboradores não precisam sair do seu espaço de trabalho para receber treinamento ou qualificação.

Vale lembrar que, recentemente, a Dtcom, única empresa de Educação e Comunicação Corporativa a Distância cotada na Bolsa de Valores, anunciou ao mercado a fusão com a empresa FabriCO, líder no setor de conteúdos educacionais para Educação a Distância (EAD), Esse foi um dos principais movimentos no país entre players do segmento que formam uma Companhia com um modelo de negócios único, com atuações complementares de comunicação e educação a distância, nos mercados corporativo e acadêmico. A Dtcom, que já possuía know-how em soluções de transmissão de TV, internet, integração de tecnologias e produção de material para educação corporativa passa a contar com uma “fábrica de conteúdo” estruturada, com metodologia própria, capaz de produzir mais de 20 mil horas de conteúdo de alta qualidade por ano na web.

Só para se ter uma ideia, pesquisa da consultoria Deloitte, no estudo “Educação Corporativa no Brasil” mostra que 33% dos investimentos das empresas em treinamento são destinados à educação a distância. A mesma tendência ocorre no setor acadêmico. Dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), informam que o ensino a distância representa um terço do total de matrículas em cursos superiores no país.

De acordo com o CEO da Dtcom, no caso específico da educação a distância no mercado acadêmico, houve um crescimento muito grande no período de 2007 a 2014, e desde então houve uma estabilização por conta da redução dos recursos do Fies. Ainda, segundo me disse Norton Moreira, as instituições de ensino têm buscado aumentar no ensino a distância a base de alunos que antes contava com o dinheiro do Fies.

Norton Moreira chama a atenção para o fato de que o mercado de educação corporativa a distância tem muito a crescer no Brasil nos próximos anos, principalmente quando se compara com outros países. Aqui, por exemplo, cada trabalhador recebe, em média, 16 horas por ano de treinamento, contra 31 horas nos Estados Unidos.

De acordo com o CEO da Dtcom, o mercado de educação corporativa a distância amadureceu muito nos últimos 15 anos, se profissionalizou, criou novos métodos de ensino, permitindo a formação de milhares de trabalhadores. E quando o mercado cresce, dá oportunidade para que as empresas também cresçam.

Seguindo este cenário, a Dtcom, que passará a ter nova marca no segundo semestre, se torna uma das maiores produtoras de conteúdo para educação a distância em território nacional com previsão para 2016 de faturamento de R$ 30 milhões. No ano passado, a empresa já havia crescido 30%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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