Doccloud alcança receita de R$ 5 milhões em apenas três anos de operação

Valendo-se do crescimento do setor de certificação digital e de estratégias de expansão de sua rede de atendimento, em menos de três anos, a Doccloud saltou de um faturamento de pouco mais de R$ 150 mil para R$ 5 milhões. Isso porque, a assinatura eletrônica, como meio de confirmar a autenticidade de documentos e declarações, passou a ser obrigatória na rotina das grandes, médias e pequenas empresas, em todo o País.

A tecnologia cria uma identidade eletrônica com dados protegidos por chaves criptografadas, que comprovam quem fez uma determinada transação no sistema, podendo ser utilizada por empresas e pessoas físicas. Segurança e celeridade operacionais, além da redução de custos, principalmente os relacionados com deslocamentos e autenticações, são algumas das vantagens atribuídas ao registro digital. “Esse é um mercado bastante promissor e, embora concentre grandes grupos, se mostra viável também para empresas pequenas. Tanto é assim que, hoje, buscamos parceiros para expandir o negócio em certificação digital”, afirma Renato Teixeira, diretor de comunicação da Doccloud.

Fundada em 2012, a Doccloud iniciou suas atividades como Ponto de Atendimento para emissão de certificados digitais e, em sete meses, tornou-se uma Autoridade de Registro, passando a atuar com múltiplos pontos de atendimento (são 350 credenciados). Em 2015, a empresa se tornou Autoridade Certificadora e, agora, encontra-se em franco processo de expansão com oportunidades para parceiros empreendedores gerenciarem novos pontos de atendimento em todo o País.

Para se ter ideia desse mercado, ano passado foram movimentados 6 trilhões e emitidos mais de 5 milhões de certificados. Até o final do ano, a Doccloud quer expandir em 50% o número de pontos físicos e certificar pelo menos 15 mil novas assinaturas eletrônicas por mês. A estratégia da Doccloud para ganhar market share é oferecer alta capacidade operacional para emissão de certificados no mesmo dia do atendimento. Isso é possível graças ao moderno parque tecnológico da empresa, com infraestrutura de última geração, gerenciamento customizado e com suporte avançado, que põe fim a distância física, evita fraudes, falsificações e permite que um maior número de serviços eletrônicos seja realizado com absoluta segurança.

Novos parceiros empreendedores podem gerenciar negócios próprios implantando Pontos de Atendimento Doccloud em todo País. As oportunidades refletem o importante histórico de crescimento da empresa, que conseguiu se estruturar rapidamente e com tecnologia de ponta.

“Oferecemos modalidades a partir de R$ 8 mil para investidores que querem ser um parceiro Doccloud e fixar um ponto físico de atendimento. Para cada nível de investimento, desenvolvemos um plano de negócio específico, visando a rentabilidade e o retorno do investimento”, explica Teixeira.

Segundo o diretor de comunicação da empresa, o primeiro passo para ser um Ponto de Atendimento da Doccloud é fazer o treinamento de Agente de Registro, que a própria empresa oferece como ensino a distância.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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