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Em tempos de crise, os melhores aliados para o aumento das vendas são análise e planejamento

planejamentoEm períodos de dificuldade financeira como o que estamos atravessando já há algum tempo, mudanças e adaptações são mais do que necessárias. E as empresas, independentes de serem pequenas ou grandes, se quiserem aumentar suas vendas, devem fazer uso de dois itens fundamentais, que são a análise e o planejamento.

Um bom planejamento não pode existir sem uma minuciosa análise de vendas. Aliás, esse é um fator determinante que muitas vezes é subestimado e pode ser o motivo de um fracasso de vendas. Só a beleza de um produto não vai garantir o seu giro, é preciso conhecer a fundo o seu consumidor para ser capaz de oferecer aquilo que ele deseja.

Neste sentido, o relatório de vendas de uma empresa deve ser acompanhado frequentemente e não basta apenas ranquear os produtos apontando aquele que mais vende, ou o que está sendo menos vendido. Essa é uma análise muito superficial. Ou seja, um produto pode ter vendido centenas de unidades e estar no topo da lista, mas seu tempo em estoque é de meses. Já outro, que chegou há apenas alguns dias, vendeu dezenas de produtos. Ele pode até nem aparecer na lista dos mais vendidos, mas com certeza é um sucesso de vendas e está passando despercebido.

Por isso, é preciso olhar mais a fundo, calcular a porcentagem de venda semanal de cada produto, compará-la com a das últimas semanas e estimar por quanto tempo o estoque dará conta da demanda média. Com esses resultados em mãos a empresa pode tomar melhores decisões, como fazer pedidos de reposição ou cancelamento, conforme a necessidade atual. Os empresários também não devem se esquecer de adotar algumas ações de marketing para produtos que não estão tendo giro na loja, mudar o visual do estabelecimento e optar por algumas promoções.

Outro ponto importante é que o empresário conheça o mercado onde atua e, principalmente, quem é o seu consumidor, que afinal de contas é a pessoa mais importante do seu negócio. A relação entre empresário e cliente é que vai determinar o sucesso do empreendimento.

E, depois de conhecer o consumidor, o próximo passo é pesquisar o mercado competidor e observar o que os concorrentes estão oferecendo. Identificadas as oportunidades e ameaças ficará mais fácil tomar decisões estratégicas.

Por último, para estar à frente da concorrência é preciso que o empresário se mantenha atualizado.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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