Empresários devem aproveitar as dificuldades da crise para reformular seus negócios

dívidasNos dois últimos anos, uma das palavras mais pronunciadas no meio empresarial, sem dúvida alguma, é crise. Todos sabem que a crise é prejudicial para os negócios, mas é nos momentos de dificuldade que as empresas podem evoluir em vários aspectos. E há até quem diga que a diferença entre ganhar e perder em épocas de crise, pode estar relacionada em como o empresário enxerga e age nesse período.

Dicas e conselhos não faltam, mas neste momento, o primeiro item que não pode ser ignorado pelos empresários, que comandam empresas de todos os portes, é manter as contas em ordem e gerenciar as dívidas. Ou seja, por mais difícil que seja manter o caixa saudável, é isso que vai definir como a empresa se sairá e se sobreviverá após a crise, que a exemplo de tantas outras, também passará.

Portanto, esta é a hora de gerar e manter o máximo de caixa possível. Para tal, devem ser evitados gastos desnecessários e avaliar onde o dinheiro está sendo aplicado. E vejam só que interessante: a maioria dos bancos que até o mês passado não estava negociando dívidas, nesta primeira semana de maio mudou a conversa. Muitas instituições financeiras já estão aceitando propostas e fazendo negócios. É hora de diminuir o desencaixe mensal e se preciso, negociar e estender a dívida por mais tempo, com juros menores e taxas prefixadas.

Também se for preciso, os empresários devem usar do poder de negociação entre a rede bancária, uma vez que qualquer dívida pode ser comprada por outra instituição. Uma boa opção é escolher a melhor taxa e negociar até prefixar a longo prazo a dívida de desconto de duplicata ou outra com caução, que a empresa só tem conseguido pagar os juros.

Outra recomendação importante é o empresário não se deixar abalar pela dificuldade do momento. Um erro imperdoável é economizar em setores cruciais para o crescimento do negócio. Como por exemplo: marketing e vendas. Mesmo em momentos de crise a empresa deve sempre pensar em crescimento. Para tal, os colaboradores devem estar motivados e os clientes fidelizados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *