Empresários devem aproveitar as dificuldades da crise para reformular seus negócios
Nos dois últimos anos, uma das palavras mais pronunciadas no meio empresarial, sem dúvida alguma, é crise. Todos sabem que a crise é prejudicial para os negócios, mas é nos momentos de dificuldade que as empresas podem evoluir em vários aspectos. E há até quem diga que a diferença entre ganhar e perder em épocas de crise, pode estar relacionada em como o empresário enxerga e age nesse período.
Dicas e conselhos não faltam, mas neste momento, o primeiro item que não pode ser ignorado pelos empresários, que comandam empresas de todos os portes, é manter as contas em ordem e gerenciar as dívidas. Ou seja, por mais difícil que seja manter o caixa saudável, é isso que vai definir como a empresa se sairá e se sobreviverá após a crise, que a exemplo de tantas outras, também passará.
Portanto, esta é a hora de gerar e manter o máximo de caixa possível. Para tal, devem ser evitados gastos desnecessários e avaliar onde o dinheiro está sendo aplicado. E vejam só que interessante: a maioria dos bancos que até o mês passado não estava negociando dívidas, nesta primeira semana de maio mudou a conversa. Muitas instituições financeiras já estão aceitando propostas e fazendo negócios. É hora de diminuir o desencaixe mensal e se preciso, negociar e estender a dívida por mais tempo, com juros menores e taxas prefixadas.
Também se for preciso, os empresários devem usar do poder de negociação entre a rede bancária, uma vez que qualquer dívida pode ser comprada por outra instituição. Uma boa opção é escolher a melhor taxa e negociar até prefixar a longo prazo a dívida de desconto de duplicata ou outra com caução, que a empresa só tem conseguido pagar os juros.
Outra recomendação importante é o empresário não se deixar abalar pela dificuldade do momento. Um erro imperdoável é economizar em setores cruciais para o crescimento do negócio. Como por exemplo: marketing e vendas. Mesmo em momentos de crise a empresa deve sempre pensar em crescimento. Para tal, os colaboradores devem estar motivados e os clientes fidelizados.