Multinacional de artigos esportivos reinaugura loja no Barigüi e anuncia a terceira unidade para Curitiba
A multinacional varejista de artigos esportivos Decathlon, reinaugurou nesta quinta-feira (12) a sua loja no Barigüi, que estava fechada desde janeiro para reforma, e dentro de dois anos deve abrir a sua terceira loja na capital paranaense. Eu conversei com o diretor geral da Decathon no Brasil, o executivo francês, Cedric Burel, e ele me disse que o bom desempenho das vendas em Curitiba foi um dos motivos que pesou para que a multinacional optasse pela capital paranaense para fazer um novo investimento.
Cedric Burel me disse que Curitiba, depois de São Paulo, é a única cidade brasileira a contar com mais de uma loja da Decathlon. O local da terceira unidade ainda foi definido. Atualmente, a rede conta com 19 lojas no Brasil e desde 2012 também está presente no comércio online. A multinacional de artigos esportivos que foi criada em 1976, na França, possui atualmente 1.030 lojas espalhadas por 22 países.
Eu perguntei ao CEO da Decathlon se a venda de artigos esportivos, a exemplo dos demais setores, também está sendo atingida pela retração econômica, e ele me disse que muito pelo contrário. Em 2015, as vendas da empresa no Brasil cresceram 15% e para este ano, a multinacional está projetando um aumento entre 15% e 20%, ou seja, muito acima do verificado nas lojas da rede na Europa, onde a empresa possui 600 unidades. De acordo com Cedric Burel, o sucesso das vendas aqui se deve aos produtos vendidos que são novidade e também porque a concorrência no Brasil neste ramo é bem menor do que no varejo europeu. A Decathlon oferece no Brasil uma gama de 7 mil produtos esportivos para mais de 55 modalidades diferentes.
Como a empresa trabalha com mais de 60% de produtos importados, Cedric Burel me disse que a alta do dólar acabou impactando o preço dos produtos vendidos aqui. A opção encontrada para que as vendas continuassem crescendo foi fabricar alguns itens no mercado nacional. Para tal, a Decathlon fechou parcerias com empresas de confecções da cidade de Blumenau e novas parcerias estão sendo estudadas e devem ser firmadas ainda este ano.
Na reforma da loja localizada no Barigüi a Decathon investiu mais de R$ 1 milhão e contratou 49 trabalhadores.
Com a missão de criar o desejo e tornar acessível ao maior número de pessoas o prazer e os benefícios do esporte, a Decathlon possui 21 marcas exclusivas, que trazem o que há de mais inovador no mercado com o melhor custo-benefício. “A Decathlon proporciona uma experiência de compra única, onde é possível experimentar todos os produtos antes de comprar. A rede acredita na experimentação e iniciação esportiva para promover ainda mais o esporte”, afirma Cedric Burel.