Multinacional de artigos esportivos reinaugura loja no Barigüi e anuncia a terceira unidade para Curitiba

Cedric Burel: A Decathlon espera vender entre 15% e 20% a mais este ano.
Cedric Burel: A Decathlon espera vender entre 15% e 20% a mais este ano.

A multinacional varejista de artigos esportivos Decathlon, reinaugurou nesta quinta-feira (12) a sua loja no Barigüi, que estava fechada desde janeiro para reforma, e dentro de dois anos deve abrir a sua terceira loja na capital paranaense. Eu conversei com o diretor geral da Decathon no Brasil, o executivo francês, Cedric Burel, e ele me disse que o bom desempenho das vendas em Curitiba foi um dos motivos que pesou para que a multinacional optasse pela capital paranaense para fazer um novo investimento.

Cedric Burel me disse que Curitiba, depois de São Paulo, é a única cidade brasileira a contar com mais de uma loja da Decathlon. O local da terceira unidade ainda foi definido. Atualmente, a rede conta com 19 lojas no Brasil e desde 2012 também está presente no comércio online. A multinacional de artigos esportivos que foi criada em 1976, na França, possui atualmente 1.030 lojas espalhadas por 22 países.

Eu perguntei ao CEO da Decathlon se a venda de artigos esportivos, a exemplo dos demais setores, também está sendo atingida pela retração econômica, e ele me disse que muito pelo contrário. Em 2015, as vendas da empresa no Brasil cresceram 15% e para este ano, a multinacional está projetando um aumento entre 15% e 20%, ou seja, muito acima do verificado nas lojas da rede na Europa, onde a empresa possui 600 unidades. De acordo com Cedric Burel, o sucesso das vendas aqui se deve aos produtos vendidos que são novidade e também porque a concorrência no Brasil neste ramo é bem menor do que no varejo europeu. A Decathlon oferece no Brasil uma gama de 7 mil produtos esportivos para mais de 55 modalidades diferentes.

Como a empresa trabalha com mais de 60% de produtos importados, Cedric Burel me disse que a alta do dólar acabou impactando o preço dos produtos vendidos aqui. A opção encontrada para que as vendas continuassem crescendo foi fabricar alguns itens no mercado nacional. Para tal, a Decathlon fechou parcerias com empresas de confecções da cidade de Blumenau e novas parcerias estão sendo estudadas e devem ser firmadas ainda este ano.

Na reforma da loja localizada no Barigüi a Decathon investiu mais de R$ 1 milhão e contratou 49 trabalhadores.

Com a missão de criar o desejo e tornar acessível ao maior número de pessoas o prazer e os benefícios do esporte, a Decathlon possui 21 marcas exclusivas, que trazem o que há de mais inovador no mercado com o melhor custo-benefício. “A Decathlon proporciona uma experiência de compra única, onde é possível experimentar todos os produtos antes de comprar. A rede acredita na experimentação e iniciação esportiva para promover ainda mais o esporte”, afirma Cedric Burel.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *