Programa Negócio a Negócio leva melhorias em gestão para dentro de empresas no Paraná
Imagine uma empresa com dificuldades financeiras e de gestão, em que o empresário precisa de ajuda para melhorar seus resultados e, quando menos se espera, a solução bate à sua porta. É esse o objetivo do Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR, serviço totalmente gratuito que oferece orientações de gestão empresarial para proprietários de micro e pequenas empresas, por meio de visitas de agentes de atendimento credenciados do Sebrae/PR.
Sucesso desde 2009, o Programa Negócio a Negócio já atingiu o número de 200 mil empresas beneficiadas em todo Estado, mais de 37 mil, só no ano passado. Em 2016, a expectativa é atender mais 26 mil até o final do ano. “De fevereiro a abril deste ano, já atendemos mais de oito mil empresas. Esse programa fortalece os empresários, porque os sensibiliza para a melhoria da gestão empresarial, e o Sebrae está pronto para ajudar. O resultado é positivo para as empresas e sociedade como um todo”, destaca Lucas Hahn, coordenador estadual do Programa, no Paraná.
Diferente dos demais programas da entidade, o foco não são mudanças estruturais, mas melhorias em aspectos de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização para empresas dos segmentos de indústria, comércio e serviços. Com duas visitas de uma hora e um intervalo máximo de 15 dias entre elas – uma para a realização de um diagnóstico da atuação da empresa e outra para a devolutiva e elaboração de um plano de ação –, o Negócio a Negócio busca alcançar os empresários que trabalham com estrutura enxuta de trabalho e que, por esse motivo, não conseguem se deslocar para buscar o atendimento do Sebrae/PR.
Foi exatamente o que aconteceu com Renan Gondim Xavier Fogari, quando foi abordado pelo agente de orientação empresarial no Comidália, seu restaurante de gastronomia saudável e natural, localizado na Praça do Japão, em Curitiba. O sócio do empreendimento que existe há um ano e dez meses, temendo fazer parte da porcentagem de empresas que fecham antes de completar dois anos, topou participar do Negócio a Negócio. “No início, fizemos os cursos Saber Empreender e Portas Abertas do Sebrae, mas a chegada do agente foi na hora certa, pois o negócio está crescendo e precisamos controlar melhor nosso estoque e as finanças em geral”, admite.
Renan, que também é formado em Administração de Empresas, conta que foi importante conversar com um especialista para trocar ideias, entender as rotinas administrativas e conhecer sua visão, a partir do conhecimento de outras empresas. “Atendemos cerca de 300 pessoas por dia, e agora conseguimos mensurar nossos resultados, os gastos e o próprio pró-labore. Em breve, queremos fazer um cadastro de nossos clientes, para divulgar as novidades, e lançar o nosso primeiro produto, as sopas de inverno, que o cliente poderá comprar e levar para casa.”
De acordo com Hahn, por meio do Negócio a Negócio, a ideia é que o empresário tenha uma ajuda especializada para pensar o seu negócio para os próximos anos, o que quer atingir, e visualizar ações efetivas para conquistar o resultado que espera. “Neste momento de crise, trabalhar aspectos de planejamento e gestão é fundamental, e o Sebrae/PR oferece esse benefício de forma gratuita, para que os empresários consigam enfrentar as dificuldades e melhorar seus resultados. Se ele estiver mais preparado agora, no futuro será ainda mais fácil obter retorno”, analisa.