Programa Negócio a Negócio leva melhorias em gestão para dentro de empresas no Paraná

Imagine uma empresa com dificuldades financeiras e de gestão, em que o empresário precisa de ajuda para melhorar seus resultados e, quando menos se espera, a solução bate à sua porta. É esse o objetivo do Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR, serviço totalmente gratuito que oferece orientações de gestão empresarial para proprietários de micro e pequenas empresas, por meio de visitas de agentes de atendimento credenciados do Sebrae/PR.

Sucesso desde 2009, o Programa Negócio a Negócio já atingiu o número de 200 mil empresas beneficiadas em todo Estado, mais de 37 mil, só no ano passado. Em 2016, a expectativa é atender mais 26 mil até o final do ano. “De fevereiro a abril deste ano, já atendemos mais de oito mil empresas. Esse programa fortalece os empresários, porque os sensibiliza para a melhoria da gestão empresarial, e o Sebrae está pronto para ajudar. O resultado é positivo para as empresas e sociedade como um todo”, destaca Lucas Hahn, coordenador estadual do Programa, no Paraná.

Diferente dos demais programas da entidade, o foco não são mudanças estruturais, mas melhorias em aspectos de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização para empresas dos segmentos de indústria, comércio e serviços. Com duas visitas de uma hora e um intervalo máximo de 15 dias entre elas – uma para a realização de um diagnóstico da atuação da empresa e outra para a devolutiva e elaboração de um plano de ação –, o Negócio a Negócio busca alcançar os empresários que trabalham com estrutura enxuta de trabalho e que, por esse motivo, não conseguem se deslocar para buscar o atendimento do Sebrae/PR.

Foi exatamente o que aconteceu com Renan Gondim Xavier Fogari, quando foi abordado pelo agente de orientação empresarial no Comidália, seu restaurante de gastronomia saudável e natural, localizado na Praça do Japão, em Curitiba. O sócio do empreendimento que existe há um ano e dez meses, temendo fazer parte da porcentagem de empresas que fecham antes de completar dois anos, topou participar do Negócio a Negócio. “No início, fizemos os cursos Saber Empreender e Portas Abertas do Sebrae, mas a chegada do agente foi na hora certa, pois o negócio está crescendo e precisamos controlar melhor nosso estoque e as finanças em geral”, admite.

Renan, que também é formado em Administração de Empresas, conta que foi importante conversar com um especialista para trocar ideias, entender as rotinas administrativas e conhecer sua visão, a partir do conhecimento de outras empresas. “Atendemos cerca de 300 pessoas por dia, e agora conseguimos mensurar nossos resultados, os gastos e o próprio pró-labore. Em breve, queremos fazer um cadastro de nossos clientes, para divulgar as novidades, e lançar o nosso primeiro produto, as sopas de inverno, que o cliente poderá comprar e levar para casa.”

De acordo com Hahn, por meio do Negócio a Negócio, a ideia é que o empresário tenha uma ajuda especializada para pensar o seu negócio para os próximos anos, o que quer atingir, e visualizar ações efetivas para conquistar o resultado que espera. “Neste momento de crise, trabalhar aspectos de planejamento e gestão é fundamental, e o Sebrae/PR oferece esse benefício de forma gratuita, para que os empresários consigam enfrentar as dificuldades e melhorar seus resultados. Se ele estiver mais preparado agora, no futuro será ainda mais fácil obter retorno”, analisa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *