Viajar de avião pode ser até 508% mais caro do que de ônibus no feriado de Corpus Christi

O ônibus foi o meio de transporte que mais cresceu na preferência do brasileiro de acordo com o Ministério do Turismo.
O ônibus foi o meio de transporte que mais cresceu na preferência do brasileiro de acordo com o Ministério do Turismo.

Com a proximidade do feriado prolongado de Corpus Christi, o único feriado nacional nos próximos cinco meses em que algumas pessoas poderão emendar a sexta-feira, a ClickBus, plataforma líder em vendas online de passagens de ônibus, identificou que a economia com a viagem de ônibus chega a ser de 508% para os trajetos nacionais mais procurados para o feriado de Corpus Christi. É o exemplo da rota São Paulo – Balneário Camboriú, onde a passagem de ida e volta de avião custa R$ 1.290 e a de ônibus R$ 212. A viagem de carro para o mesmo trajeto chega a custar R$ 434, uma diferença de 104%.

Os dados da ClickBus também mostram que o feriado de Corpus Christi nos últimos anos atraiu milhares de passageiros de ônibus que compraram suas passagens pela internet para os mesmos dez destinos principais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Campinas, Londrina, Juiz de Fora, Balneário Camboriú e Santos.

“Com o orçamento reduzido, é necessário enxugar gastos e buscar alterativas econômicas em todas as frentes, especialmente nas viagens. A economia que a viagem de ônibus oferece pode ajudar os brasileiros a decidirem se podem ou não viajar nesse feriado. Se optarem pelo ônibus, podem aproveitar mais os passeios e atividades nos dias de descanso. Além do custo menor, é possível parcelar a passagem em até 12x “, afirma Fernando Almeida Prado, co-CEO e co-fundador da ClickBus.

O ônibus foi o meio de transporte que mais cresceu na preferência do brasileiro de acordo com o Ministério do Turismo que mostrou que a intenção da viagem rodoviária mais que dobrou em um ano (saiu de 7,2% em abril de 2015 para 15,9% em 2016), enquanto a intenção de viajar de automóvel teve um crescimento menor (saiu de 22,2% em abril de 2015 para 25,1% em 2016). Já o setor aéreo vem acumulando algumas quedas seguidas neste índice. Há um ano, 64,4% dos brasileiros declaravam intenção de viajar de avião, sendo que neste ano, 58,1% escolheriam esse modal.

O levantamento da ClickBus, que foi realizado no dia 5 de maio, inclui informações das mais de 65 empresas de ônibus que vendem passagens por meio da plataforma online de passagens de ônibus. Os preços das viagens de carro consideram os custos de pedágio e gasolina, mas não da manutenção do carro e possíveis multas. Foram consideradas também informações de um portal de vendas de passagens aéreas, utilizando as tarifas mais baixas sem taxas. As datas pesquisadas são para ida no dia 25 de maio (quarta-feira) e volta no dia 29 de maio (domingo).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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