Com apoio à inovação, programa do Sebrae/PR fortalece a competitividade de pequenos negócios
Empresas interessadas em se ajustar às demandas de mercado e aumentar a competitividade por meio da inovação e adequação de processos podem inscrever seus projetos para participar do Sebraetec 2016. O Programa, que é executado pelo Sebrae/PR, tem como principal objetivo oferecer acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação, com vistas à melhoria de processos, produtos ou serviços.
A solução, que atende categorias como microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais, pretende atender 500 empresas na Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral, e prevê investimento de R$ 4,5 milhões em consultorias e capacitações voltadas ao desenvolvimento de pequenas empresas, cujo faturamento anual não ultrapasse o teto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atualmente é de R$ 3,6 milhões.
O consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend, explica que a solução é disponibilizada para facilitar o acesso das pequenas empresas a consultorias tecnológicas. “O empresário pode desenvolver projetos de inovação e tecnologia para adequar produtos, serviços ou processos à realidade do mercado, com subsídios de 60% para microempreendedores individuais e produtores rurais, e de 50% para micro e pequenas empresas”, detalha.
Em 2015, o Sebrae/PR contabilizou mais de 900 atendimentos do Programa na Região. Uma das empresas beneficiadas com o Sebraetec no ano passado foi a Habitable, empresa curitibana fabricante de cadeiras, bancos, mesas e poltronas com designdiferenciado e alta qualidade. Com a administração da fábrica e da loja, o empresário Miguel Feres Rodrigues percebeu que o processo de fabricação e entrega dos produtos gerava um atraso significativo para o cliente.
“Com a ajuda do Sebrae, aprendemos que é possível adequar os processos apenas com modificações internas, sem grandes investimentos. Conseguimos padronizar nossa produção e, consequentemente, agilizar o período de entrega, que passou de 40 para 20 dias, conta o empresário, que redesenhou duas das linhas mais vendidas na loja, que apresentavam maior demora na entrega, devido à complexidade de suas estofarias. Agora, consigo produzir mais em menos tempo, e dando espaço para criarmos novas linhas de produtos”, atesta.
Outra empresa que comemora o aumento na produtividade e, por consequência, a qualidade em seus produtos, é a Núcleo de Software e Inovação (NS2E), empresa de tecnologia da informação que, com a ajuda do Sebraetec, conquistou a certificação MPS-BR, coordenada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que visa a melhoria de processos e em qualidade na produção de softwares.
“Como não há como medir a qualidade dos softwares, é preciso que a empresa siga métodos para a melhoria do seu processo de desenvolvimento, e é essa melhoria nos processos que vai gerar produtos com mais qualidade. A implantação do MPS-BR trouxe ordem e métrica ao nosso processo”, explica Admir Pancote, CEO da NS2E.
Para Admir, o apoio do Sebrae foi fundamental para a conquista da certificação, por dar o respaldo na indicação das entidades executoras e por indicar o caminho mais seguro e confiável para validar os trabalhos. Com a certificação, aumentamos a nossa produtividade, otimizamos os custos e estamos mais organizados e equilibrados financeiramente, destaca o empresário.
O edital de regulamentação e credenciamento do Sebraetec 2016 já está disponível para consulta no site do Sebrae/PR [http://sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec/]. Como os recursos são limitados por categoria e por ordem de adesão, os empresários interessados em participar podem agendar, o quanto antes, uma orientação empresarial pela Central de Atendimento, no 0800 570 0800 para mais informações e adesão ao Programa. “O Sebraetec fortalece a competitividade dos pequenos negócios e estimula a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que possam superar suas limitações e barreiras tecnológicas”, assinala Rodrigo Feyerabend, consultor do Sebrae/PR.