Com apoio à inovação, programa do Sebrae/PR fortalece a competitividade de pequenos negócios

Empresas interessadas em se ajustar às demandas de mercado e aumentar a competitividade por meio da inovação e adequação de processos podem inscrever seus projetos para participar do Sebraetec 2016. O Programa, que é executado pelo Sebrae/PR, tem como principal objetivo oferecer acesso subsidiado a serviços tecnológicos e de inovação, com vistas à melhoria de processos, produtos ou serviços.

A solução, que atende categorias como microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais, pretende atender 500 empresas na Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral, e prevê investimento de R$ 4,5 milhões em consultorias e capacitações voltadas ao desenvolvimento de pequenas empresas, cujo faturamento anual não ultrapasse o teto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que atualmente é de R$ 3,6 milhões.

O consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend, explica que a solução é disponibilizada para facilitar o acesso das pequenas empresas a consultorias tecnológicas. “O empresário pode desenvolver projetos de inovação e tecnologia para adequar produtos, serviços ou processos à realidade do mercado, com subsídios de 60% para microempreendedores individuais e produtores rurais, e de 50% para micro e pequenas empresas”, detalha.

Em 2015, o Sebrae/PR contabilizou mais de 900 atendimentos do Programa na Região. Uma das empresas beneficiadas com o Sebraetec no ano passado foi a Habitable, empresa curitibana fabricante de cadeiras, bancos, mesas e poltronas com designdiferenciado e alta qualidade. Com a administração da fábrica e da loja, o empresário Miguel Feres Rodrigues percebeu que o processo de fabricação e entrega dos produtos gerava um atraso significativo para o cliente.

“Com a ajuda do Sebrae, aprendemos que é possível adequar os processos apenas com modificações internas, sem grandes investimentos. Conseguimos padronizar nossa produção e, consequentemente, agilizar o período de entrega, que passou de 40 para 20 dias, conta o empresário, que redesenhou duas das linhas mais vendidas na loja, que apresentavam maior demora na entrega, devido à complexidade de suas estofarias. Agora, consigo produzir mais em menos tempo, e dando espaço para criarmos novas linhas de produtos”, atesta.

Outra empresa que comemora o aumento na produtividade e, por consequência, a qualidade em seus produtos, é a Núcleo de Software e Inovação (NS2E), empresa de tecnologia da informação que, com a ajuda do Sebraetec, conquistou a certificação MPS-BR, coordenada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que visa a melhoria de processos e em qualidade na produção de softwares.

“Como não há como medir a qualidade dos softwares, é preciso que a empresa siga métodos para a melhoria do seu processo de desenvolvimento, e é essa melhoria nos processos que vai gerar produtos com mais qualidade. A implantação do MPS-BR trouxe ordem e métrica ao nosso processo”, explica Admir Pancote, CEO da NS2E.

Para Admir, o apoio do Sebrae foi fundamental para a conquista da certificação, por dar o respaldo na indicação das entidades executoras e por indicar o caminho mais seguro e confiável para validar os trabalhos. Com a certificação, aumentamos a nossa produtividade, otimizamos os custos e estamos mais organizados e equilibrados financeiramente, destaca o empresário.

O edital de regulamentação e credenciamento do Sebraetec 2016 já está disponível para consulta no site do Sebrae/PR [http://sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec/]. Como os recursos são limitados por categoria e por ordem de adesão, os empresários interessados em participar podem agendar, o quanto antes, uma orientação empresarial pela Central de Atendimento, no 0800 570 0800 para mais informações e adesão ao Programa. “O Sebraetec fortalece a competitividade dos pequenos negócios e estimula a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que possam superar suas limitações e barreiras tecnológicas”, assinala Rodrigo Feyerabend, consultor do Sebrae/PR.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *