You are here
Home > Sem categoria > Concorrência: como enfrentar e sair vitorioso com ética

Concorrência: como enfrentar e sair vitorioso com ética

concorrênciaMuitos empresários encaram a concorrência como uma ameaça aos seus negócios e que, portanto, deve ser eliminada para que a sua empresa possa trabalhar tranquilamente. Já para o consumidor, quanto mais forem as empresas concorrentes, mais serão as chances de encontrar novos produtos e preços diferenciados.

E é aí que vem a dúvida: o concorrente é mesmo uma ameaça ou, ao contrário, é uma oportunidade? A verdade é que a concorrência carrega consigo um fardo injusto, porque ela faz bem, atrai mais mercados, mas tira o empresário da zona de conforto.

Por isso, ao invés de encarar a concorrência como um exército inimigo, os empresários devem analisá-la sob um ponto de vista mais racional e conhecer alguns pontos considerados fundamentais. O primeiro deles é saber quem é o seu público alvo. Isso envolve saber quem se busca como cliente e qual o seu alcance. A localização também influencia nessa questão. Por exemplo: uma mercearia de bairro tem um perfil de concorrência diferente de uma mercearia num local de grande fluxo de pessoas.

Entendidas essas questões, o empresário deve partir para o segundo ponto que é visitar a concorrência, consumindo seus produtos e serviços, e se fazendo as vezes de cliente oculto. Nessas ocasiões, é importante aproveitar para analisar o atendimento, espaço físico, equipamentos e meios de fidelização utilizados pelos concorrentes. Só conhecendo o que está sendo oferecido ao cliente é que a empresa poderá se diferenciar, fugindo da guerra de preços.

Por último, o respeito é essencial. Mas também é importante saber se impor frente aos concorrentes inescrupulosos e predatórios. Nesse caso, os empresários devem equilibrar uma postura ética com iniciativas mais combativas. Agora, acima de tudo, os empresários devem entender que a concorrência é formada por outros empreendedores que também estão apenas buscando um lugar ao sol para suas empresas.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top