Google inaugura centro de inovação para novas empresas em São Paulo

Sede do Google em São Paulo.
Sede do Google em São Paulo.

O Google lançou nesta quarta-feira (8), o Google Campus São Paulo, um espaço voltado para incentivar as startups que tenham como foco a inovação e a melhoria da cidade. Com a inauguração, São Paulo se torna a sexta cidade do mundo a ter um Google campus, após Londres, Madrid, Tel Aviv, Seoul e Varsóvia. Ao todo, os Campus do Google já têm mais de 70 mil membros registrados.

Localizado no bairro do Paraíso, o espaço é composto por três andares de coworking, salas de reunião, dois espaços para eventos, café e as tradicionais áreas de lazer do Google, que incluem mesas de sinuca e pebolim. Embora trate-se de um espaço do Google, a intenção da empresa é que seja um local “público” e “de trocas”. Por esse motivo, qualquer pessoa pode se inscrever para acessar os eventos e alguns locais do espaço.

A empresa oferecerá também um programa de residência para startups, que poderão passar seis meses usufruindo do espaço para desenvolver seus negócios e terão acesso a oportunidades e especialistas do Google. Em troca, o Google pedirá o engajamento dos participantes e alguma forma de contrapartida para a sociedade.

Como o espaço tem também um foco social, um dos critérios da empresa na seleção das startups residentes será que elas busquem solucionar um problema relevante e com alto potencial de impacto na sociedade. Além disso, a empresa também busca ideias de tecnologias únicas ou com modelos de negócios diferentes, que fortaleçam a comunidade empreendedora e que sejam compostas por uma equipe diversa.

Uma das empresas que surgiu em programas de residência do Google Campus foi o Waze. A empresa começou a desenvolver seu negócio no Campus de Tel Aviv, depois cresceu e, em seguida, foi comprada pelo próprio Google. Desde a inauguração do primeiro Campus, as startups já criaram mais de 4600 empregos e geraram mais de US$ 215 milhões.

Inscrições para o programa de residência do Google podem ser feitas por meio deste link. Elas se iniciam hoje e vão até o dia 8 de julho. As startups escolhidas serão anunciadas no dia 5 de agosto, e começarão a utilizar o espaço no dia 22 do mesmo mês. A residência tem dutração de seis meses, prorrogável por outros seis mediante avaliação.

O evento de inauguração do espaço contou com a presença do prefeito da cidade, Fernando Haddad., que recebeu o cartão de acesso ao Campus de número 1. Para o prefeito, o espaço “tem tudo a ver com o que está acontecendo em São Paulo atualmente”, como investimento a inovação, e criação de espaços de convívio, e representa “um reconhecimento de que a cidade tem vigor, criatividade e talento”. “oxalá todas as empresas sigam esse exemplo”, disse.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *