Inovações na administração de telecom

Robson Costa.
Robson Costa.

Infelizmente problemas relacionados à internet ou à telefonia – como linhas telefônicas mudas, sem discagem, dificuldades de receber ou fazer ligações; internet ruim, lenta ou completamente sem conexão – são muito comuns e causam um enorme transtorno na rotina de trabalho nas companhias de diferentes segmentos e tamanhos. E, querendo ou não, isso gera um desperdício de tempo para resolver pequenos problemas paralelos ao bom funcionamento de uma companhia.

Existem algumas práticas que já estão em vigor no Brasil e que podem auxiliar nestas horas, que é a centralização da telefonia e da internet através de uma única equipe, dedicada especialmente a atender estas demandas. Este serviço é chamado de Operadora de Administração em Telecom e é novidade aqui no país, uma verdadeira inovação que poucas companhias de telecom fazem, mas já existe opções no mercado e com custos baixos. Neste tipo de projeto especializado a empresa não precisa parar seus serviços e negócios apenas para tratar estes problemas, além, é claro, de poder contar com uma equipe altamente treinada e capacitada para resolver a questão o mais rápido possível.

Em outras palavras, o tempo que se perde ao contatar a sua operadora atual para resolver uma questão – que pode ser determinante para se fechar um novo negócio – ou contratar/solicitar um novo serviço de telefonia e internet, pode ser de grande valia. Estas questões passam a ser gerenciadas por esta equipe, integrando todos esses serviços em uma única ação. Enquanto isso é gerenciado por eles, a empresa foca na administração do seu negócio.

Mas não pense que isso poderá gerar custos extras. Na verdade, é comprovado que os custos podem ser reduzidos em até 70% e as margens de lucro aumentam – uma combinação de portabilidade, tarifas mais baratas, planos de minutos, ligações ilimitadas. Pois, afinal, é mais fácil de viabilizar e negociar tarifas quando tudo está centralizado em uma única equipe.

Alguns consultores, no ato da contratação, já realizam estudos de tarifação de redução de custos imediata, se for possível. Com o passar do tempo, o consumo de ligações tende a cair, já que o uso de ferramentas de controle e gravação de chamada inibem a má utilização do serviço e permite a interligação com a internet de unidades remotas – assim, as ligações deixam de ser tarifadas.

Essa necessidade, deste tipo de serviço, pude observar inicialmente com meus próprios clientes, onde foram realizados pesquisas e estudos sobre sua satisfação e reclamação com as operadoras. Antes falávamos em um mundo globalizado, e hoje falamos em um mundo ágil, veloz, rápido, onde as empresas não podem parar nem mesmo 5 minutos para resolverem problemas de telefonia. Cada vez mais a exigência do mercado é maior, e em tempos de crise, é melhor que as empresas corram atrás.

O artigo foi escrito por Robson Costa, que é diretor do Grupo Encanto Telecom.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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