Inovações na administração de telecom

Infelizmente problemas relacionados à internet ou à telefonia – como linhas telefônicas mudas, sem discagem, dificuldades de receber ou fazer ligações; internet ruim, lenta ou completamente sem conexão – são muito comuns e causam um enorme transtorno na rotina de trabalho nas companhias de diferentes segmentos e tamanhos. E, querendo ou não, isso gera um desperdício de tempo para resolver pequenos problemas paralelos ao bom funcionamento de uma companhia.
Existem algumas práticas que já estão em vigor no Brasil e que podem auxiliar nestas horas, que é a centralização da telefonia e da internet através de uma única equipe, dedicada especialmente a atender estas demandas. Este serviço é chamado de Operadora de Administração em Telecom e é novidade aqui no país, uma verdadeira inovação que poucas companhias de telecom fazem, mas já existe opções no mercado e com custos baixos. Neste tipo de projeto especializado a empresa não precisa parar seus serviços e negócios apenas para tratar estes problemas, além, é claro, de poder contar com uma equipe altamente treinada e capacitada para resolver a questão o mais rápido possível.
Em outras palavras, o tempo que se perde ao contatar a sua operadora atual para resolver uma questão – que pode ser determinante para se fechar um novo negócio – ou contratar/solicitar um novo serviço de telefonia e internet, pode ser de grande valia. Estas questões passam a ser gerenciadas por esta equipe, integrando todos esses serviços em uma única ação. Enquanto isso é gerenciado por eles, a empresa foca na administração do seu negócio.
Mas não pense que isso poderá gerar custos extras. Na verdade, é comprovado que os custos podem ser reduzidos em até 70% e as margens de lucro aumentam – uma combinação de portabilidade, tarifas mais baratas, planos de minutos, ligações ilimitadas. Pois, afinal, é mais fácil de viabilizar e negociar tarifas quando tudo está centralizado em uma única equipe.
Alguns consultores, no ato da contratação, já realizam estudos de tarifação de redução de custos imediata, se for possível. Com o passar do tempo, o consumo de ligações tende a cair, já que o uso de ferramentas de controle e gravação de chamada inibem a má utilização do serviço e permite a interligação com a internet de unidades remotas – assim, as ligações deixam de ser tarifadas.
Essa necessidade, deste tipo de serviço, pude observar inicialmente com meus próprios clientes, onde foram realizados pesquisas e estudos sobre sua satisfação e reclamação com as operadoras. Antes falávamos em um mundo globalizado, e hoje falamos em um mundo ágil, veloz, rápido, onde as empresas não podem parar nem mesmo 5 minutos para resolverem problemas de telefonia. Cada vez mais a exigência do mercado é maior, e em tempos de crise, é melhor que as empresas corram atrás.
O artigo foi escrito por Robson Costa, que é diretor do Grupo Encanto Telecom.