Jovens são os mais afetados pelo desemprego
O Grupo de Conjuntura (Gecon) da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea publicou nesta sexta-feira (10), a análise sobre os números do mercado de trabalho e lançou ainda o blog da Carta de Conjuntura. O documento mostra que a população mais afetada pelo desemprego é a de jovens com idade entre 14 e 24 anos e indica um aumento do desemprego entre esse grupo: era de 15,25% no 4° trimestre de 2015 e passou para 26,36% no 1° trimestre de 2016.
Já a redução do rendimento salarial foi maior para a parcela dos trabalhadores que recebem menos de um salário mínimo. Para estes, a redução do salário chegou a mais de 10% nos últimos 12 meses. A queda generalizada de rendimentos e na ocupação resultou em uma massa salarial de R$ 173 bilhões entre fevereiro e abril deste ano, mesmo patamar que se encontrava há três anos.
A seção Mercado de Trabalho é a primeira parte da nova Carta de Conjuntura do Ipea (n°31) e faz análises sobre emprego e renda analisando os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
O blog da Carta de Conjuntura tem o objetivo de divulgar os trabalhos realizados pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto e possibilitar ao público o acesso mais rápido às análises e a possibilidade de comentar sobre os estudos e dialogar com os autores. O espaço será dedicado não somente à análise da conjuntura, mas também às perspectivas de médio e longo prazo da economia brasileira, com avaliações consolidadas sobre temas macroeconômicos, utilizando diferentes metodologias e fontes de dados, além de indicadores secundários do próprio Ipea. O endereço do blog é www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura.