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Setor supermercadista sinaliza retomada da economia

 

supermercadosCom um crescimento de 0,8% em agosto em comparação com o mês anterior, o setor supermercadista demonstra perspectiva de crescimento do segmento e sinaliza retomada da economia nacional, segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada no dia 18 de outubro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), confirmando o Índice Nacional de Vendas ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), que aponta o mesmo índice de 0,8% de crescimento considerando o acumulado de janeiro a agosto.

De acordo com o presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados), Pedro Joanir Zonta, fatores como o otimismo do consumidor e as mudanças políticas contribuíram para que o setor atingisse este resultado positivo. “A recuperação da confiança no país nos ajudou a atingir este aumento, mas a mudança de hábito do consumidor e a capacidade dos supermercadistas em se adaptarem às necessidades dos seus clientes foram primordiais para atingirmos este índice positivo”.

Uma das mudanças adotadas por 61% dos consumidores, segundo pesquisa da Nielsen, foi cortar os gastos com o entretenimento fora do lar, o que trouxe ainda mais pessoas para os supermercados em busca de itens que supram o consumo dentro dos lares. Um grande exemplo é o fato de que o consumo de cervejas com os amigos e familiares nos lares cresceu 37% em 2015 em comparação com 2014. Neste sentido, o Condor Super Center implantou um projeto piloto em seis de suas lojas, que passaram a contar com cervejas retornáveis no mix, o que contribuiu para um crescimento de 48% nas vendas desta categoria.

Com a crise, as redes passaram a se preocupar ainda mais em definir um mix assertivo, pois foi verificada a tendência de que o consumidor experimente menos e busque consumir os produtos com qualidade comprovada. No caso da região Sul, isso é ainda mais latente, já que apenas 14,5% das categorias aumentam em importância em trade down (produtos de baixo custo). Existe uma resistência da população para deixar de utilizar as marcas Premium e, neste cenário, as “Top 3 Marcas” representam 60% das vendas.

Portanto, os grandes desafios dos supermercadistas durante a crise foi conhecer melhor o consumidor e melhorar a experiência de compra dele, visto que as pessoas estão procurando errar cada vez menos na escolha dos produtos.

Aliados à tentativa de oferecer ao consumidor exatamente o que ele deseja, os supermercados têm como vantagem a conveniência e a praticidade das lojas, que estão cada vez mais parecidas com um centro de compras. “As pessoas gostam de fazer as suas compras em ambientes que ofereçam qualidade, variedade, conforto, atendimento e um mix de produtos que atenda aos seus gostos e às suas necessidades, e apenas modelos de lojas como supermercados e hipermercados conseguem proporcionar esses benefícios”, destaca Zonta.

Para Coniberto Niedermeyer, integrante da diretoria da APRAS, subseção Cascavel, com lojas nas cidades de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, o momento é de extremo otimismo, com perspectivas de crescimento, principalmente pela mudança da cúpula de governo. “Acredito que parcela da sociedade esperava pelo impeachment, fato que pode ser comprovado no aumento significativo das vendas, especialmente nos momentos pós evento. Esse é o momento de todos terem os pés no chão e confiarem em suas possibilidades e capacidades administrativas, preparando-se para uma expectativa de crescimento anual de vendas em torno de 2% no setor”, conclui.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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