Empresas ganham mais estabilidade com internet dedicada

Robson Costa:
Robson Costa: o Brasil tem um grande problema com investimento em infraestrutura.

Ficar sem conexão com a internet no celular, já é algo difícil com que se lidar nos dias atuais. As interrupções de sinal, na hora que for e aonde for, se tornaram quase uma tortura para a humanidade. Para uma empresa, isso pode significar grandes prejuízos – imagine cair a internet em dia de pagamento, faturar a receita ou até mesmo de fechar aquele contrato com um cliente muito importante! Por isso, a internet dedicada está aí para mudar este cenário. Robson Costa, diretor do Grupo Encanto Telecom, explica em entrevista que este método ainda está em fase de expansão no Brasil, devido aos seus custos e questões estruturais. Porém, ele também ressalta a importância desse investimento, as vantagens e como ela pode ser a saída para as “limitações” impostas pelas operadoras.

Confira a entrevista abaixo:

Você acredita que a maioria dos empresários sabem ou conhecem as vantagens de uma internet dedicada?

Quando se trata de tecnologia da informação, onde a cada minuto surge uma novidade ou atualização, é difícil afirmar se o que chega aos ouvidos do mercado e suas necessidades é, de fato, o que é bom, funciona e agrega custo-benefício. Acredito que os empresários atentos à tecnologia conhecem o conceito de internet dedicada, mas somente instituições que dependem de conexão diferenciada levam esse conceito a sério e o valorizam. Quando se trata de tecnologia, é necessário investir tempo em pesquisa e testes até encontrar o produto ideal. É justo dizer que o mercado busca por preço acessível, e só se preocupa com serviços otimizados ao sofrer com as contratações realizadas em desespero.

Qual é o maior obstáculo que a internet dedicada enfrenta no Brasil hoje?

Sem dúvidas, a maior barreira para a popularização dos links dedicados é a precariedade da infraestrutura de nossas empresas. Nós, brasileiros, temos o hábito de contratar e disponibilizar nossos recursos e ativos conforme a incidência da necessidade, sem planejamento, nem mesmo perspectiva para o futuro. Não valorizamos cabeamento estruturado, metodologias e normas homologadas para ativação de rede e afins. O clássico jeitinho brasileiro. O que gera a situação causa-efeito sobre valores: os valores são caros porque não se populariza, ou não se populariza porque são caros?

Como ela funciona?

Trata-se de um serviço de transmissão de dados exclusivo entre provedor e cliente. Cada concessionária ou operadora possui um mapa de viabilidade para ativação de links dedicados, pois diferente de um link compartilhado – que chega em qualquer lugar porque que alimenta diversos clientes a partir de um único ponto -, um link dedicado alimenta somente um cliente. Por isso, antes da contratação é necessário estudar se existem operadoras ou concessionárias de telefonia distribuindo sinalização dedicada em sua região. É recomendado a empresas e instituições que necessitam de conexão full-time e não têm tempo para oscilações, instabilidades e interrupção de sinal.

Ela pode oferecer algum risco para a empresa se não tiver uma boa administração da telefonia?

Devido ao custo elevado da contratação, e ao fato de atender exclusivamente ao setor corporativo, links dedicados dispõem de um sistema de monitoramento e suporte diferenciados de contratos de internet compartilhada. O monitoramento de links dedicados é 100% proativo! Quando ocorrem interferências na alimentação do link ou recepção do sinal, a central de monitoramento do provedor é acionada automaticamente. Uma equipe deverá entrar em contato com a empresa para realizar testes e verificar como o link esta operando; uma infraestrutura rudimentar pode oferecer riscos de instabilidade ao abastecimento de energia do serviço dedicado, assim como a ausência de aterramento no local pode provocar oscilações – por isso é recomendado o estudo de viabilidade antes da implantação do link e adequação do cenário em caso de contratação.

Por que os custos com internet dedicada são tão altos no Brasil?

O alto custo de investimento na tecnologia dedicada deve-se ao estudo de viabilidade e garantia da entrega do serviço e suporte diferenciado. Logo, acredito ser errado dizer que o maior empecilho para a contratação de um link dedicado seja o custo; o investimento só é alto devido a fatores estruturais. E é sabido: o Brasil tem um grande problema em investimento de infraestrutura, não fazendo parte de nossa cultura, gerando falta de aderência e competitividade necessários para o barateamento do serviço. De qualquer forma, houve uma melhora de até 70% nos valores de links dedicados nos últimos dois anos, e o mercado está cada vez mais entendendo da necessidade e das possibilidades. Hoje, com a limitação de dados por parte das grandes operadoras para os serviços domésticos e de pequenas empresas, tornou o link dedicado a melhor opção para o empreendedor que quer se ver livre de problemas.

Para os empresários que desejam ter o serviço, porém a custos mais baixos, o que pode ser feito?

Primeiro é necessário estudar entre as operadoras de sua região quais delas atendem sua localização. Outra sugestão é buscar a contratação de dois links: um de uma grande concessionária, focado na alta velocidade, a menores custos; e outro com empresas menores, porém mais focadas na estabilidade e no pronto atendimento, conseguindo assim preços mais competitivos.

O ideal seria contratar o serviço com a mesma operadora que já fornece outros serviços para a empresa ou pode ser uma diferente?

Este seria o primeiro passo do estudo de viabilidade. Se sua operadora entregar o sinal dedicado, você deverá se preocupar agora com as questões comerciais (preço, tempo de contrato, adequação do ambiente e afins). O melhor cenário, de fato, é um fornecedor que possa entregar os serviços de telefonia e dados como um todo, pois assim você evita o empurra-empurra entre fornecedores, e tende a ter benefícios na contratação. Mas não se prenda somente a isso! Busque nas operadoras o produto que lhe atenda com preço acessível ao orçamento.

Por que a internet dedicada é uma tecnologia inovadora para as empresas?

É extremamente importante divulgar o conceito internet dedicada como tecnologia inovadora. Uma vez ciente dos benefícios dessa tecnologia, as empresas deverão se preparar para dispor desse serviço, e estarão atualizando seu cenário e buscando de seus fornecedores essa inovação que propiciará ao seu negócio conexão em tempo integral livre de oscilações, picos de uso e outros distúrbios recorrentes dos sistemas de entrega da internet populares.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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