Locação residencial tem a melhor performance dos últimos 19 anos
O mercado de locação residencial curitibano apresentou em fevereiro de 2017 a estimativa do maior número de contratos efetivados desde o início da série histórica, realizada pelo Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), a partir de 1998. “Este é o maior patamar já observado nestes 19 anos”, comemora o presidente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) e vice-presidente do Economia e Estatística do Secovi-PR, Mauricio Ribas Moritz. De acordo com o último levantamento, estima-se que foram concretizadas 1.692 locações residenciais em fevereiro, o que representa um número 37% maior do que o registrado em janeiro passado.
“Os primeiros meses do ano são, historicamente, aqueles nos quais vemos o maior volume dessas negociações e nesta temporada temos observado números acima da média já a partir de dezembro. Ainda podemos ressaltar que, ao que tudo indica, março também será muito positivo para o setor”, explica a vice-presidente de locação do Secovi-PR, Fatima Galvão.
O estudo aponta ainda que Curitiba contava com cerca de 11 mil residências para locação em fevereiro, enquanto em janeiro o número estava na casa dos 11,6 mil, ou seja, observa-se uma redução de estoque da ordem de 5,3%. “Vemos uma redução de estoque lenta e ordenada, portanto observamos que o mercado lentamente está absorvendo este excedente e se autorregulando”, explica Fatima. “As pessoas casam, se separam, têm filhos e em todas essas situações acabam necessitando de um local mais adequado, seja por conta do tamanho do imóvel ou por localização, e elas precisam comprar ou alugar”, pondera.
O ticket médio residencial de fevereiro ficou em R$1.091,00 e o Volume Global de Locação (VGL) foi de R$ 1.845.972,00 que, na comparação direta com janeiro, mostram uma queda de 2,2% no ticket médio e um aumento de 33,8% no VGL. “Este VGL alcançado em fevereiro de 2017 também é o maior já registrado desde que iniciamos esse levantamento em janeiro de 2015”, conta Moritz.


