Exportações de carne bovina aumentam 27% em maio em relação a abril
As exportações brasileiras de carne bovina subiram 27% em maio na comparação com abril, segundo dados parciais da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) divulgados nesta segunda-feira (5). A indústria brasileira embarcou 115,3 mil toneladas de carne bovina em maio, o equivalente a US$ 463 milhões em faturamento (+28% ante abril). Em maio, os preços médios dos produtos cárneos exportados ainda subiram 1% na comparação com abril.
Já na comparação com maio de 2016, os volumes de exportações de carne bovina brasileira caíram 10,6% enquanto o faturamento recuou 8%. Em abril, as vendas externas de carnes brasileiras ainda foram afetadas pelos efeitos da divulgação da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, com a restrição temporária nas compras por países compradores do produto.
“A expectativa da ABIEC é que os resultados dos próximos meses continuem dando sinais de melhora, uma vez que nações que ainda não haviam removido o embargo às exportações de carne brasileira reabriram seus mercados para o Brasil em maio, como foi o caso da Argélia,” informou a ABIEC em nota.
A entidade acrescentou que o desempenho das exportações de carne bovina colaborou para a primeira alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em dois anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na quinta-feira (01) que o PIB brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre. Hong Kong permanece no topo da lista dos principais importadores de carne bovina in natura brasileira, com um total de 19 mil toneladas compradas em maio, alta de 29% ante abril. A China vem em segundo lugar, tendo elevado as compras em 19% em maio ante abril, para 14 mil toneladas. A Rússia ficou na terceira colocação, superando a União Europeia, com a compra de 11 mil toneladas de carne bovina in natura brasileira (alta de 14% ante abril).


