Games educativos garantem rentabilidade a desenvolvedores independentes

Se a crise econômica afetou muitos segmentos, o de desenvolvimento de jogos passa imune. Entre 2014 e 2016, o faturamento do setor cresceu 25%, segundo o IBGE. A expansão também tem chamado a atenção dos jovens que chegam ao mercado de trabalho: de acordo com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o número de desenvolvedores de games subiu 600% nos últimos seis anos.

Entre os destaques para a carreira, estão as produções freelancers, em que os desenvolvedores contam com liberdade para criação e entregam às empresas projetos finalizados, sem a necessidade de cumprirem horário de expediente. Essa também é a aposta da Playmove, startup criadora da mesa digital com jogos educativos PlayTable. A empresa conta com uma equipe contratada, mas aposta no crescimento do seu portfólio de atualizações através de parcerias de desenvolvedores independentes.

Foi justamente com a Playtable que o game designer Rafael Arrivabene viu a oportunidade de ingressar no segmento de educação. Ele já tinha interesse por desenvolver trabalhos ligados à temática, e quando se mudou para Santa Catarina, em 2015, viu na Playmove a colaboradora para colocar o sonho em prática. “Nós começamos uma boa relação e surgiu a vontade de fazermos uma parceria. O Marlon, CEO da empresa, viu meu portfólio e se interessou por meu jogo de tabuleiro Meu Jardim, publicado atualmente pela Ludens Spirit. Como eu já tinha o planejamento para uma versão digital deste game, juntamos a vontade com a oportunidade e lançamos a versão exclusiva para a mesa digital PlayTable”, lembra.

Além de projetos freelancer, Rafael é ainda consultor e realiza eventos e workshops sobre o segmento. Ele destaca que o desenvolvimento de jogos para empresas conceituadas é fundamental para a carreira dos profissionais desse setor. “A parceria com uma companhia como a Playmove ajuda a promover seu trabalho por todo o país, possibilitando que ele alcance pessoas que de outra forma não teriam acesso ao seu jogo. Além disso, a liberdade criativa que vem da independência do desenvolvedor recebe um ótimo complemento quando entra em contato com a experiência e qualidade técnica da equipe da empresa, levando seu trabalho para um novo patamar. Por fim, a rede de parceiros comerciais da marca oferecem uma boa chance de retorno para os criadores”, finaliza.

Raphael Martinez é economista formado pela PUC, atuou com trade marketing e trabalhou com aceleração de negócios de impacto social. Com essa experiência, optou por empreender, criando o estúdio de jogos sérios e jogos educativos TowerLab Studios, onde é produtor de games.

Junto com o sócio, Celso Fujimoto, que já havia desenvolvido jogos para o segmento de educação, viu na Playmove a oportunidade para desenvolverem uma parceria de sucesso. Raphael teve contato com a startup durante o programa de aceleração da Artemisia, organização sem fins lucrativos que promove o fomento de negócios de impacto social. “A vantagem é poder se especializar e investir a maior parte da nossa energia no nosso core business, que é o desenvolvimento de jogos e confiar as vendas na estrutura e experiência da Playmove. Assim podemos entregar um game cada vez melhor”, aponta.

Sobre o desenvolvimento independente, Raphael acredita que para a Towerlab a união de propósitos semelhantes seja uma das vantagens. “Os nossos valores e a preocupação que temos em produzir algo positivo para a sociedade são muito parecidos com os da Playmove e isso para nós é muito importante”, finaliza.

Atualmente, 28 games da PlayTable são desenvolvidos por profissionais independentes ou estúdios. A companhia conta com 14 parceiros cadastrados para a criação de jogos educativos para a mesa digital.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *