Participar de licitações na área de TI pode ser um bom negócio

A Tecnologia da Informação (TI) é um fenômeno indispensável em qualquer campo de atuação. A possibilidade de negócios é praticamente infinita e toda empresa pode ser um cliente em potencial. É necessário estar atento para identificar as oportunidades e uma maneira de se chegar aos clientes na área de TI é através de licitações para órgãos públicos, associações e empresas.

O principal objetivo da licitação é garantir que a administração compre sempre pela proposta mais vantajosa, assegurando o bom uso do dinheiro público. “Todas as compras ou serviços contratados pelas administrações públicas seguem os ditames da Lei Federal 8666/93. A licitação é a forma utilizada pelo poder público para realizar compras e vendas de produtos ou serviços”, explica Elizangela Araújo, coordenadora de licitações e contratos da Ewave do Brasil.

A contratação no segmento de Tecnologia da Informação cresceu significativamente nos últimos anos uma vez que a Administração Pública é uma das principais contratantes desses serviços de TI. Isso ocorre pois, as atividades de informática devem ser preferencialmente contratadas por empresas terceirizadas.

Elizangela lembra que nos últimos anos houve uma evolução das normas dos processos de licitações com a inclusão da modalidade ‘Pregão Eletrônico’ para aquisição de bens e serviços comuns na área de TI. “Engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas têm chances nessas disputas. São os rápidos que superam os lentos. O que conta neste mercado não é o tamanho da empresa, mas sim sua capacidade de fazer melhor e mais profissionalmente. É preciso estar qualificado no sentido amplo da palavra.”
Na área de tecnologia é grande a oferta de licitações – tanto que na Ewave do Brasil esses contratos representam 40% do faturamento, um valor muito expressivo perante outros negócios da companhia.”Após identificarmos o potencial dessa forma de prospecção, investimos na criação de um setor especializado. Hoje, participamos de licitações que abrangem todos os produtos e serviços com os quais trabalhamos: softwares IBM, serviços de alocação de profissionais de TI, outsourcing, suporte e service desk”, completa a coordenadora da Ewave do Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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