CIC ganha Ponto de Atendimento para micro e pequenos negócios

Empreendedores de micro e pequenos negócios da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) terão atendimento facilitado e perto de casa a partir desta semana. Na última sexta-feira, dia 11 de agosto, o Sebrae/PR e os parceiros Universidade Positivo (UP) e Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic) inauguram o Ponto de Atendimento da Universidade Positivo (UP) – CIC.
Localizado na Rua Senador Accioly Filho, nº 511, este é o primeiro ponto de atendimento de Curitiba e região dentro de uma instituição de ensino. Além de contribuir para o desenvolvimento local, auxiliando os empresários e fomentando o empreendedorismo na região, o objetivo é aproximar a academia do mercado, levando a vivência para o aluno. Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o reitor da UP, José Pio Martins, o vice-presidente da Aecic, Celso Luiz Gusso, além do gerente regional do Sebrae, José Ricardo Castelo Campos.
Destacando a parceria de mais de uma década com a Universidade Positivo, o diretor-superintendente do Sebrae/PR lembrou a importância de se trabalhar o empreendedorismo em conjunto com a academia. “Boa parte dos alunos quer empreender, fora os que já são empresários. Por isso, é importante essa soma de esforços para levar conhecimento sobre gestão, inovação e o ambiente de negócios”, afirmou Tioqueta.
Das 20,7 mil empresas da Cidade Industrial de Curitiba, 96%, o que equivale a cerca de 20 mil, são micro e pequenas. “As pequenas são fornecedoras das médias e grandes. O Sebrae/PR vive esse momento oportuno de expansão em pontos de atendimento por meio de parcerias como essa, o que favorece os empreendedores de micro e pequena empresas”, acrescentou.
O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos, disse que o objetivo dos Pontos de Atendimento é ampliar a capilaridade de atendimento, facilitando ainda mais o acesso de quem pretende abrir seu próprio negócio ou para atender quem já está no ramo e busca aprimoramento para melhorar a gestão. “O Ponto de Atendimento oferece uma séria de soluções úteis ao dia a dia das empresas, como orientações técnicas, de gestão, capacitações e consultorias. Enfim, informações que contribuem para melhoria do desempenho das micro e pequenas empresas já existentes, e ainda, fomentam a criação de novas, gerando cada vez mais desenvolvimento para a região”, justificou.
Celso Luiz Gusso ressaltou que, durante a crise, a mídia apontou 14 milhões de desempregados no País, dos quais boa parte optou por se recolocar empreendendo. “E essas pessoas precisam de apoio. Durante anos, lutamos para levar os empresários para a escola, porque muitos têm vontade de se aperfeiçoar, mas não têm o ambiente”, disse o vice-presidente da Aecic.
Para o reitor da UP, a aproximação entre os três parceiros é uma contribuição importante no processo de facilitação da vida do empresário, que sofre com a burocracia e o peso da legislação. “É o governo, as pessoas e as empresas que criam o ambiente propício para a geração de empregos. Infelizmente, ainda vemos uma cultura antiempresarial e antilucro. A universidade tem o papel de educar para o mundo do trabalho e lutar para que uma parte seja empregador, de modo a garantir a empregabilidade”, destacou José Pio Martins.
O atendimento ao empreendedor dentro da UP do CIC ocorre de segunda a sexta, em horário comercial. Até então, empresários da região precisavam se deslocar ao Escritório Regional do Sebrae/PR, no Prado Velho, para ter acesso a consultorias e demais orientações.








