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Estabelecer o preço correto dos produtos é uma das maiores dificuldades encontradas pelos micro e pequenos empresários

Buscar a maneira correta de precificar os seus produtos tem sido uma das maiores dificuldades dos pequenos e microempresários. Porém, antes de tudo, é importante que os empresários estejam conscientes que o preço não é apenas uma estratégia para atrair clientes. Existem vários motivos para determinar os preços dos produtos de uma forma adequada, como por exemplo ajustar-se ao seu público-alvo, melhorar os resultados para manter-se longe da falência, pagar salários e impostos, enfrentar a concorrência e até mesmo definir o quanto pode dar de descontos.

Para calcular corretamente o preço de venda de um produto é preciso usar como base os seus custos, que no caso de um comércio é o valor de compra e no caso de uma fábrica, a soma dos valores das matérias-primas e dos insumos. Em seguida deve-se verificar os gastos variáveis do produto como impostos sobre as vendas e comissões de vendas, mais os gastos fixos por produto, que incluem as despesas administrativas e com pessoal e, por último, determinar o porcentual ou valor do lucro pretendido.

Tendo o preço de venda calculado, é hora então de compará-lo aos preços praticados pela concorrência. Se o custo estiver abaixo do valor de mercado, o empresário pode decidir se venderá o produto no valor calculado ou se aumentará o preço, seguindo o valor de mercado, podendo obter margens de lucro mais altas.

Por outro lado, se o preço calculado ficar acima do valor de mercado, é interessante analisar a redução dos gastos ou mesmo da margem de lucro pretendida pelo negócio. O objetivo é chegar a um preço competitivo para o produto. Mas, se o empresário optar por cobrar um preço acima do mercado, terá que desenvolver outros diferenciais, como atendimento, marca ou entrega.

Uma estratégia usada por algumas empresas é reduzir ou mesmo zerar os porcentuais de lucro em determinados produtos para atrair clientes ou mesmo completar um mix de compra. Dessa forma, a empresa tem um prejuízo consciente sobre alguns produtos, mas lucra em outros. Neste caso, o sucesso financeiro dependerá da composição de vendas de todos os produtos vendidos.

Outra maneira de garantir que a empresa não tenha mais problemas com o preço dos produtos é utilizar uma solução de gestão que ofereça análises e relatórios facilitados e, principalmente, acompanhamento próximo de seu negócio. Aliás, uma boa parte do mercado de pequenas empresas tem optado pela automação de processos para resolver esse e outros problemas de gestão.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 49 anos na área de jornalismo, sendo 47 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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