Estabelecer o preço correto dos produtos é uma das maiores dificuldades encontradas pelos micro e pequenos empresários Sem categoria by Mirian Gasparin - 1 de agosto de 20170 Buscar a maneira correta de precificar os seus produtos tem sido uma das maiores dificuldades dos pequenos e microempresários. Porém, antes de tudo, é importante que os empresários estejam conscientes que o preço não é apenas uma estratégia para atrair clientes. Existem vários motivos para determinar os preços dos produtos de uma forma adequada, como por exemplo ajustar-se ao seu público-alvo, melhorar os resultados para manter-se longe da falência, pagar salários e impostos, enfrentar a concorrência e até mesmo definir o quanto pode dar de descontos. Para calcular corretamente o preço de venda de um produto é preciso usar como base os seus custos, que no caso de um comércio é o valor de compra e no caso de uma fábrica, a soma dos valores das matérias-primas e dos insumos. Em seguida deve-se verificar os gastos variáveis do produto como impostos sobre as vendas e comissões de vendas, mais os gastos fixos por produto, que incluem as despesas administrativas e com pessoal e, por último, determinar o porcentual ou valor do lucro pretendido. Tendo o preço de venda calculado, é hora então de compará-lo aos preços praticados pela concorrência. Se o custo estiver abaixo do valor de mercado, o empresário pode decidir se venderá o produto no valor calculado ou se aumentará o preço, seguindo o valor de mercado, podendo obter margens de lucro mais altas. Por outro lado, se o preço calculado ficar acima do valor de mercado, é interessante analisar a redução dos gastos ou mesmo da margem de lucro pretendida pelo negócio. O objetivo é chegar a um preço competitivo para o produto. Mas, se o empresário optar por cobrar um preço acima do mercado, terá que desenvolver outros diferenciais, como atendimento, marca ou entrega. Uma estratégia usada por algumas empresas é reduzir ou mesmo zerar os porcentuais de lucro em determinados produtos para atrair clientes ou mesmo completar um mix de compra. Dessa forma, a empresa tem um prejuízo consciente sobre alguns produtos, mas lucra em outros. Neste caso, o sucesso financeiro dependerá da composição de vendas de todos os produtos vendidos. Outra maneira de garantir que a empresa não tenha mais problemas com o preço dos produtos é utilizar uma solução de gestão que ofereça análises e relatórios facilitados e, principalmente, acompanhamento próximo de seu negócio. Aliás, uma boa parte do mercado de pequenas empresas tem optado pela automação de processos para resolver esse e outros problemas de gestão.