Gerenciamento de crise nas redes sociais exige monitoramento e planejamento

Ana Flavia Bello Rodrigues vai apresentar em Curitiba métodos para prevenir crises. 

O antigo ditado “Falem mal, mas falem de mim” não tem espaço nas reses sociais. Um comentário negativo e compartilhamentos podem iniciar crises capazes de abalar a imagem e a reputação de marcas e empresas. Hoje, se tem alguém falando mal de seu produto ou da sua empresa nas redes sociais, fique de olho, conheça a opinião da outra pessoa e interaja rapidamente. Mas não faça isso de qualquer maneira, pois uma reação sem planejamento pode potencializar os estragos da crise.

Os conselhos são da consultora Ana Flavia Bello Rodrigues, executiva sênior de Comunicação e Marketing e sócia da IMCR Com, que nos dias 08, 10 e 15 de agosto dará um treinamento sobre “Gerenciamento de Crises em Redes Sociais”, na Redhook School.

Com 25 anos de experiência em Comunicação Social e atuação prática na coordenação nacional de Crisis Management de Coca-Cola FEMSA, Ana Flavia vai ensinar processos de gerenciamento de crises e apresentar métodos para prevenir potenciais crises. O treinamento também vai orientar sobre a elaboração de planos de contingência para situações de risco, incluindo planos de comunicação offline e online. Por meio de análise de casos e de um simulado prático, os participantes também vão aprender o que fazer e o que não fazer em diferentes situações de crise.

“É um treinamento muito objetivo e prático. As redes sociais potencializam uma crise de forma muito rápida e as empresas precisam estar preparadas para agir e reagir na mesma velocidade, de maneira assertiva”.
Por isso, Ana Flavia diz que monitoramento e planejamento são os dois principais pilares para assegurar a manutenção da reputação de imagem corporativa e de marcas nas redes sociais. Segundo ela, a monitoria de conteúdo é a base para se identificar e conhecer o que se comenta nas redes. Já o planejamento é fundamental para uma comunicação com conteúdo adequado, nos canais apropriados e no timing necessário. “Sem esse conjunto de ações qualquer reação pode ser desastrosa”, alerta.

O treinamento será ministrado nos dias 8, 10 e 15 de agosto, das 19h30 às 22h, na Redhook School (Rua Fernando Amaro, 154 – Alto da XV – Curitiba/PR).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *