Rede Condor investe R$ 180 milhões este ano na compra de terrenos e reforma de lojas
A rede paranaense de supermercados Condor passou por cima da crise e investiu este ano R$ 180 milhões na compra de terrenos no Paraná e em Santa Catarina, na abertura de uma nova loja e reforma de quatro hipermercados localizados em Curitiba. Eu conversei com o presidente da Rede Condor, o empresário Pedro Joanir Zonta, e ele me adiantou que para 2018, mais quatro hipermercados serão inaugurados na capital paranaense, um na Rua Francisco Derosso, outro na João Bettega, e os outros dois estão aguardando a liberação de alvará.
Joanir Zonta me disse que a expansão da rede em Santa Catarina vai continuar no próximo ano. Atualmente, o Condor tem um hipermercado em Joinville e está construindo uma segunda unidade que deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2018. E o terceiro hipermercado em Joinville está na fase de projeto. Já na cidade de Mafra, o Condor está investindo R$ 40 milhões, num hipermercado com 5 mil metros quadrados, 12 lojas de apoio e uma praça de alimentação. Segundo Zonta, o Condor foi fundado há 43 anos e no decorrer de sua história conseguiu se consolidar no cenário nacional e ficar entre as maiores redes supermercadistas do país. A expansão da rede continuará e a cidade de Mafra foi escolhida pelo alto grau de desenvolvimento e necessidade da região por um centro de compras completo, que proporcione momentos agradáveis e de lazer aos clientes.
Vale lembrar que a rede Condor conta atualmente com 44 lojas, entre super e hipermercados, em 15 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte do estado, e uma em Santa Catarina, na cidade de Joinville, além de uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede.
Aposta em postos de combustíveis
Além de hipermercados, o Condor também está investindo na compra de postos de combustíveis. Joanir Zonta me disse que o grupo já tem dois postos de combustíveis e está abrindo o terceiro. A intenção para 2018 é comprar novos postos, que já estão funcionando, e desta forma ampliar a rede. O empresário me explicou que a intenção inicial de investir no ramo de combustíveis era para abastecer a frota da rede. Porém, o negócio se mostrou viável e o objetivo agora é intensificar as aquisições.
O presidente da rede Condor está otimista com as vendas para o próximo ano, principalmente diante da queda da inflação e dos juros. Eu perguntei sobre os resultados do setor supermercadista em 2017, e ele me disse que embora as vendas tenham aumentado em volume, o faturamento deve ficar 5% inferior ao verificado em 2016. A explicação é que como diversos produtos tiveram seus preços reduzidos, o valor das vendas diminuiu. Por sua vez, o setor de eletrodomésticos nos hipermercados encolheu 15% no ano. Para 2018, Joanir Zonta prevê que a Copa do Mundo de Futebol deverá contribuir para o aumento das vendas de aparelhos de TV.