You are here
Home > Agronegócio > Ágide Meneguette é reeleito presidente da Faep até 2020

Ágide Meneguette é reeleito presidente da Faep até 2020

Ágide Meneguette vai continuar trabalhando em prol do produtor rural.

Ágide Meneguette foi eleito para mais um mandato (2018/20) à frente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Ao agradecer a confiança dos 112 votos recebidos na eleição realizada nesta segunda-feira (29), na sede da entidade em Curitiba, em nome da diretoria eleita, Meneguette prometeu manter o mesmo entusiasmo da primeira gestão. “Continuaremos trabalhando em prol do produtor rural. Os votos que recebemos representam a confiança depositada em nós e a união do sistema que sempre responde quando convocado. A credibilidade e força política que temos é resultado do trabalho desenvolvido em nossa base pelos líderes sindicais”.

Em paralelo a eleição, presidentes e lideranças de sindicatos rurais de todo o Estado participaram da Assembleia Regimental, que serve, entre outros aspectos, para uma prestação de contas detalhada aos sindicatos filiados à federação. Os avanços e conquistas dos últimos três anos da diretoria da gestão 2015/17 estiveram em pauta.

O presidente da FAEP enfatizou, na abertura da assembleia, o papel do produtor rural no momento mais delicado vivido pelo país na história com a crise econômica. Nesse contexto, não à toa, o Paraná, mesmo com apenas 2,3% de território em relação ao país, lidera e/ou participa significativamente de várias cadeias produtivas do agronegócio. “Se o produtor rural do Paraná tem a qualidades que eu alardeio e que a experiência demonstra, grande parte deles passou pelos cursos do SENAR-PR, mobilizados pelos sindicatos rurais. Mais de um milhão de trabalhadores e produtores rurais foram capacitados pelo SENAR-PR desde a sua criação, em 1993”, apontou.

Entre os trabalhos de destaque nos últimos três anos o presidente da FAEP recordou das manifestações decisivas para que o agronegócio pudesse se manter firme rumo ao desenvolvimento. “Lembro das grandes mobilizações que fizemos, levando um exército de produtores para pressionar o Congresso Nacional, no ‘tratoraço’, a aprovar o novo Código Florestal, ou para votar o impeachment da presidente Dilma Rousseff”, enfatizou.

O presidente comentou que todo esse poder de mobilização também foi utilizado com força total para prestar serviços de qualidade aos produtores rurais em temas fundamentais. Entre eles as questões ambientais, incluindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), além de todo o trabalho em torno da questão da Escarpa Devoniana. Também foram enfatizados os programas relacionados à proteção do solo e da água, da modernização da pecuária, a perseguição por um controle sanitário ainda maior e o reconhecimento desse esforço por órgãos internacionais.

Apresentação do superintendente

Durante a assembleia, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, apresentou aos participantes o novo superintendente do SENAR-PR, Geraldo Melo Filho, que assumiu a posição no lugar de Humberto Mallucelli Neto, no início de janeiro. Melo fez uma breve apresentação do seu currículo e lembrou que apesar de uma trajetória profissional com diversas experiências na área de gestão, suas origens são de produtor rural na área de pecuária. “Antes de ser economista, sou fazendeiro”, lembrou.

Melo contou aos participantes que seu objetivo é integrar as casas do Sistema FAEP/SENAR-PR e otimizar o papel da entidade. Entre os aspectos a serem exercitados em sua gestão ele enfatizou o fato de que vai cobrar comprometimento e foco na missão para se tornar referência dentro dos serviços prestados. Serviços estes que vão exigir uma sinergia ainda maior entre FAEP e sindicatos rurais, locais onde é possível saber com propriedade e profundidade as demandas do setor produtivo. “Nossa prioridade é entregar qualidade e resultado”, pontuou.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top