Negócios digitais devem propiciar uma vida mais eficiente para que as pessoas tenham mais tempo de conviver com quem lhe agrada

Atualmente, mais da metade dos brasileiros estão conectados na internet. Não é à toa que o e-commerce no Brasil cresce cada vez mais. No Natal do ano passado, o setor faturou R$ 8,7 bilhões, crescimento nominal de 13% na comparação com os R$ 7,7 bilhões registrados no mesmo período de 2016. De acordo com o coordenador do curso de Negócios Digitais da FGV, Antonio André Neto, quem almeja entrar em um novo empreendimento, seja ele digital ou de cimento e tijolo, precisa responder às seguintes perguntas:

1- Qual será a nossa Proposta de Valor?
Proposta de Valor é a descrição do “Pelo que” pessoas vão pagar? O que vamos entregar para nossos clientes em troca do pagamento que receberemos.

2- Qual será o Modelo de Negócio?
O Modelo de Negócio descreve em detalhes “Como” o valor será entregue aos clientes.

3- Quem serão nossos Clientes?
Quem, como, quando e de que maneira pessoas podem se tornar nossos clientes.

4- Quem serão os Stakeholders do novo empreendimento?
Stakeholders são todos aqueles que podem ajudar a criar o novo negócio e também aqueles que podem dificultar sua criação. Por exemplo: potenciais clientes, eventuais sócios, colaboradores, fornecedores, distribuidores, varejistas, financiadores, investidores, concorrentes, órgãos reguladores, entre outros.
5- Terei a determinação e serei capaz de motivar pessoas a “Entrarem nesse barco” comigo?
A determinação e a capacidade de motivar pessoas são as principais forças motrizes de todos os empreendedores de sucesso.
Além disso, o professor alerta que não se pode esquecer que a tecnologia, seja ela aplicada para negócios web, mobile, ou em dispositivos usáveis, é uma facilitadora, um meio para unir pessoas. “Quando a tecnologia ajuda as pessoas a comprar, a trabalhar, a aprender, ela deve estar proporcionando uma vida mais eficiente, com atividades que consumam menos tempo das pessoas, para que elas possam passar mais tempo com quem elas gostam. Por isso que as novas ciências aplicadas às áreas de marketing digital, design de soluções ou no uso de inteligência artificial (Customer Centricity, Customer Experience Design, Customer Experience Management, Data Analytics) só ajudarão a criar empresas de sucesso quando utilizadas para tornar as pessoas mais felizes”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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