Prêmio Direções Abicalçados estimula exportações do setor calçadista

Com a competitividade prejudicada pelo alto custo de produção e as constantes oscilações cambiais, o setor calçadista tem buscado fazer a “lição de casa’ apostando em ferramentas que garantam uma competição internacional não apenas no preço, mas também na qualidade dos produtos e na assertividade das ações. Foi com o objetivo de incentivar as melhores práticas para a expansão além-fronteiras que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) criou, em 2015, o Prêmio Direções, que além de premiar as melhores práticas em marketing, gestão industrial, design e sustentabilidade, destaca também os melhores trabalhos de internacionalização.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, conta que as iniciativas premiadas acabam servindo de referências positivas para o setor calçadista brasileiro. “Quando se trata de inserção internacional, mais do que concorrentes, precisamos de parcerias para o fortalecimento do setor, apostando em estratégias mais assertivas e também em produtos de alto valor agregado, fugindo da concorrência no preço, na qual os asiáticos são imbatíveis”, comenta. No ano passado, foram premiadas duas empresas na categoria Internacionalização, a Bibi, na categoria médio/grande portes, e a CIAO MAO, na categoria micro/pequeno portes.

Cases

Schlindwein conta que a Bibi, por exemplo, conseguiu, por meio de uma parceria com distribuidor nos Emirados Árabes Unidos, expandir a atuação na região do Golfo Pérsico. Com a estratégia, a empresa gaúcha aumentou em 65% suas vendas para a Região.

Já a CIAO MAO, marca paulista especializada em calçados customizáveis e de alto valor agregado, mesmo com uma produção limitada a 7 mil pares por ano, conseguiu exportar 10% dessa quantia para países como Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Portugal, Líbano e África do Sul. “Com um preço médio de US$ 70 por par, muito acima da média brasileira para o exterior (de US$ 8), a CIAO MAO conseguiu consolidar uma participação importante no mercado internacional, o que comprova que a concorrência não deve ser apenas uma questão de preço. A estratégia para a inserção e expansão internacional é muito relevante no processo”, ressalta Schlindwein.

“Lição de casa”

Schlindwein frisa que a “lição de casa” da indústria calçadista tem feito que, mesmo com todas as turbulências, o calçado brasileiro marque presença em mais de 150 destinos. “Em 2017 tivemos o melhor resultado desde 2013 nas exportações, chegando a quase US$ 1,1 bilhão em valores, 9,3% mais do que em 2016. A indústria brasileira, aos poucos, vem fazendo a lição de casa e os resultados estão aparecendo mesmo com um mercado instável como o atual”, concluiu.

Prêmio

As inscrições para o Prêmio Direções Abicalçados são gratuitas, via site www.premiodirecoes.com.br, e transcorrem até o próximo dia 28 de fevereiro. Serão premiadas duas empresas por categoria – Gestão Industrial, Marketing, Internacionalização, Design e Sustentabilidade -, uma de micro/pequeno e outra de médio/grande portes. Além das empresas, será premiado o jornalista responsável pela melhor matéria setorial escrita ao longo de 2017. O comitê jurado é formado por especialistas nas áreas relacionadas e será revelado no dia da premiação, marcada para 26 de abril no Espaço TAO, em Novo Hamburgo/RS. Assim como na edição anterior, a Abicalçados fornecerá o apoio de uma assessoria externa para a redação dos cases das empresas associadas inscritas.

Os vencedores, além do troféu do Prêmio Direções, recebem divulgação nos canais de comunicação da Abicalçados e também em eventos realizados pela entidade ao longo de 2018.

No ano passado, junto da Bibi e da CIAO MAO, foram agraciados com o Prêmio: a Ghetz Exportadora e Importadora e a Bischoff Creative Group (Marketing); a Kidy (Gestão Industrial); a Usthemp e a Kidy (Design); e a Insecta Shoes e a Usaflex (Sustentabilidade). A jornalista homenageada foi Nicolle Frapiccini, do Jornal NH.

O Prêmio Direções é uma promoção da Abicalçados que conta com os patrocínios da Couromoda e Francal Feiras. Mais informações, regulamento e inscrições no site www.premiodirecoes.com.br ou pelo e-mail direcoes@abicalcados.com.br.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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