Congresso de cidades inteligentes discute inovação e tecnologia em Curitiba

Congresso Smart City será realizado no Expo Renault.

Tecnologia disruptiva, inovação digital e desenvolvimento econômico, governança e futuro das cidades sustentáveis. Esses são alguns dos temas abordados durante o Smart City Expo Curitiba, evento internacional que acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março no Expo Renault, em Curitiba, e reúne marcas líderes mundiais com um único objetivo: discutir soluções tecnológicas e inovadoras para o desenvolvimento das cidades, a fim de torná-las mais inteligentes.

Patrocinador na categoria Event Partner, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) participa do painel “Modernização dos serviços públicos”. O assessor de mercado do ICI, Amilto Francisquevis, irá apresentar exemplos de projetos implementados pelo Instituto. “Vamos demonstrar soluções que trazem grandes resultados tanto para a gestão como para os cidadãos”, comenta o assessor.

O painel acontece no segundo dia de evento (01/03), às 10h30. Além de participar do debate, o ICI estará com um estande no Smart City Expo Curitiba, onde apresentará diversas soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para gestão pública, entre elas a de Atendimento ao Cidadão, implantada há 34 anos em Curitiba. “A Central 156 é um case de sucesso, que tem inspirado cidades de todo o Brasil”, destaca Francisquevis.

Mais informações sobre credenciamento e inscrições para o evento no site www.smartcityexpocuritiba.com.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *