Empresas familiares quando alinhadas a um bom modelo de gestão são mais eficientes quando o assunto é inovação
O mundo dos negócios vem passando por grandes mudanças, decorrentes principalmente das inovações que não param de surgir. E diante deste contexto, vem a indagação: como estão as empresas familiares, que no Brasil representam 90% do total de estabelecimentos, sejam eles comerciais, industriais ou de serviços? Embora ainda muita gente pense que as empresas familiares são organizações de risco, estão estagnadas e têm baixo nível de mudança, pesquisas recentes provam o contrário e apontam que nos dois últimos anos estão entre as que mais proporcionaram inovação para o mercado.
Segundo essas pesquisas, as empresas familiares quando alinhadas a um modelo de gestão, por exemplo, conseguem ser mais eficientes em seus processos de inovação. Ou seja, para cada real investido em Pesquisa e Desenvolvimento é possível obter um produto mais inovador.
As empresas familiares também alcançam mais efetividade em inovação pelo fato de que as famílias empresárias tendem a concentrar sua riqueza em poucos negócios. Além disso, a influência dos proprietários no negócio auxilia no alcance de atitudes que reduzam o seu risco, pois tomam todo o cuidado no sentido de que os recursos sejam aplicados de forma efetiva.
Para tornar com que os processos de inovação se alinhem aos interesses do negócio, da família, dos sócios para dessa forma o membro da família atuar de forma efetiva na empresa, é fundamental considerar a profissionalização da companhia. E quando se trata de profissionalização a primeira impressão é de que os membros da família serão retirados dos negócios.
Entretanto, nem sempre essa é visão a correta, e muito menos a mais adequada para a companhia. A verdade é que as empresas familiares precisam de mecanismos que possibilitem a compreensão do papel de cada membro nas suas dimensões. Outro propósito é a inserção de práticas de governança corporativa, que podem ser através do Conselho de Administração, Escritório da Família, Acordo de sócios e a preparação de herdeiros.