Entre as maiores dificuldades apontadas pelos empreendedores que estão começando um negócio é não saber vender o seu produto ou serviço
Nesta segunda-feira (23) à noite eu mediei um debate de mulheres empreendedoras de Curitiba sobre vendas. Entre as maiores dificuldades apontadas pelas empreendedoras, em especial, aquelas que estão começando um negócio, é não saber vender o seu produto ou o seu serviço. A verdade é que a tarefa de se tornar um vendedor excepcional precisa ser colocada em prática durante toda a vida. Muitos micro e pequenos empresários começaram sua carreira profissional trabalhando como vendedores. No entanto, a conclusão a que se chega, é que um grande vendedor não nasce pronto para enfrentar as adversidades do dia a dia de vendas sem qualquer treinamento, ou sem superar os desafios que se apresentam.
Alguns empresários acreditam que quanto mais nãos receberem, mais perto do sim estarão. Mas isso não é verdade, e a conclusão a que se chega, é que vender não é uma tarefa fácil. Em primeiro lugar os empresários devem estar conscientes que por mais capacitados que sejam ou por mais preparados que estejam, sempre haverá consumidores que não comprarão da sua empresa.
Por outro lado, mesmo que se venda um produto com baixa concorrência, porém pouco conhecido, ou se ofereça o serviço mais inédito do mundo, ainda assim encontrará pela frente uma jornada de desafios.
É que vender não é apenas abordar um cliente e oferecer o seu produto, porque você acredita que ele precisa dele. O desafio começa quando é preciso segmentar o cliente e saber quem vai ser abordado por você. Afinal, será que o seu público tem dinheiro para comprar o que você está vendendo e, se tiver, será que está mesmo querendo comprar?
E as dúvidas não param por aí, porque atualmente, nenhuma empresa está oferecendo sozinha um produto ou serviço ao mercado. Sempre existirão milhares de concorrentes, alguns deles com uma equipe maior do que a sua empresa, abordando os seus clientes, que um dia você julgou fiéis à sua marca e, muitas vezes praticando preços que a sua empresa não poderá praticar.
Se existe alguma diferença entre os vendedores que conseguem realizar vendas extraordinárias e os vendedores medianos, é a capacidade de aprender com sua rotina. Treinamentos, capacitação e coaching podem ajudar a aumentar o desempenho de um vendedor, mas nada como os desafios da rotina diária para conseguir melhorar e realizar coisas extraordinárias.