Entre as maiores dificuldades apontadas pelos empreendedores que estão começando um negócio é não saber vender o seu produto ou serviço

Nesta segunda-feira (23) à noite eu mediei um debate de mulheres empreendedoras de Curitiba sobre vendas. Entre as maiores dificuldades apontadas pelas empreendedoras, em especial, aquelas que estão começando um negócio, é não saber vender o seu produto ou o seu serviço. A verdade é que a tarefa de se tornar um vendedor excepcional precisa ser colocada em prática durante toda a vida. Muitos micro e pequenos empresários começaram sua carreira profissional trabalhando como vendedores. No entanto, a conclusão a que se chega, é que um grande vendedor não nasce pronto para enfrentar as adversidades do dia a dia de vendas sem qualquer treinamento, ou sem superar os desafios que se apresentam.

Alguns empresários acreditam que quanto mais nãos receberem, mais perto do sim estarão. Mas isso não é verdade, e a conclusão a que se chega, é que vender não é uma tarefa fácil. Em primeiro lugar os empresários devem estar conscientes que por mais capacitados que sejam ou por mais preparados que estejam, sempre haverá consumidores que não comprarão da sua empresa.

Por outro lado, mesmo que se venda um produto com baixa concorrência, porém pouco conhecido, ou se ofereça o serviço mais inédito do mundo, ainda assim encontrará pela frente uma jornada de desafios.

É que vender não é apenas abordar um cliente e oferecer o seu produto, porque você acredita que ele precisa dele. O desafio começa quando é preciso segmentar o cliente e saber quem vai ser abordado por você. Afinal, será que o seu público tem dinheiro para comprar o que você está vendendo e, se tiver, será que está mesmo querendo comprar?

E as dúvidas não param por aí, porque atualmente, nenhuma empresa está oferecendo sozinha um produto ou serviço ao mercado. Sempre existirão milhares de concorrentes, alguns deles com uma equipe maior do que a sua empresa, abordando os seus clientes, que um dia você julgou fiéis à sua marca e, muitas vezes praticando preços que a sua empresa não poderá praticar.

Se existe alguma diferença entre os vendedores que conseguem realizar vendas extraordinárias e os vendedores medianos, é a capacidade de aprender com sua rotina. Treinamentos, capacitação e coaching podem ajudar a aumentar o desempenho de um vendedor, mas nada como os desafios da rotina diária para conseguir melhorar e realizar coisas extraordinárias.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *