Tendências do mercado e rodadas de negócios são atrações para pequenas empresas na Mercosuper

A governadora Cida Borghetti visita o estande do Sebrae/PR e Fecomércio PR na Mercosuper.

Micro e pequenas empresas paranaenses que trabalham com alimentos e bebidas, integrantes do Programa Selo Alimentos do Paraná, participam de painéis sobre tendências do mercado de alimentação, visitas guiadas e rodadas de negócios, durante a 37ª Mercosuper – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, entre os dias 10 e 12 de abril, na Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. As ações de prospecção de mercado ocorrem em estande do Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR.

A abertura oficial do evento, na tarde do dia 10 de abril, contou com a presença do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; dos presidentes da Fecomércio PR, Darci Piana; da Associação Brasileira de Supermercado (Abras), João Sanzovo Neto; e da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken. Na ocasião, a governadora Cida Borghetti visitou o estande do Sebrae/PR e Fecomércio na Feira.

Pesquisa realizada pelo Sebrae/PR, ao longo do ano passado e concluída em janeiro de 2018, aponta que 59% dos negócios integrantes do Programa Selo Alimentos do Paraná contabilizaram aumento na carteira de clientes após participação nas rodadas do Selo e 63%, após a participação em feiras. A programação na Mercosuper, segundo a consultora do Sebrae/PR Andreia Claudino, gestor estadual do projeto, se propõe a ser uma imersão de três dias.

“Nela, as empresas ficarão por dentro das tendências para o segmento de alimentos e bebidas, considerando as diferentes visões: especialista, comprador e fornecedor, e terão a oportunidade de prospectar potenciais clientes, em rodadas, especialmente organizadas para negócios com o Selo, dentro da Feira”, completa. Segundo a consultora, nos ciclos anteriores do Programa, as rodadas de negócios resultaram em aumento de 7 a 8% em faturamento para as empresas clientes do Sebrae.

Assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva participou do painel “Tendências para o segmento de alimentos e bebidas”, destacando que o setor tem crescido 14,7% ao ano e que mais de 90% das empresas são de micro e pequeno porte. “É necessário pensar uma sustentabilidade focada no planejamento estratégico e no posicionamento de mercado. Ou seja, saber quem é meu consumidor e ir à luta. Um nicho que vem se destacando muito é alimentação saudável, com um potencial de crescimento de R$ 40 bilhões ao ano. E quando falamos em nicho, não é mais preço que interessa, mas customização, valor agregado”, pontua.

Para o empresário Cleuber Boim, de Londrina, no norte do Estado, o painel sobre tendências foi fundamental para tomar uma decisão: continuar investindo na Vida e Saúde, uma fábrica de sucos saudáveis, criada por ele há um ano e três meses. “Percebi que podemos seguir em frente, porque vai dar certo. Hoje, estamos em 70 pontos de vendas de Londrina e devemos, em breve, chegar a uma rede supermercadista. Como meu produto é bem perecível, resolvi o problema de logística colocando um funcionário que percorre todos os pontos diariamente, checando a validade e trocando os itens. Mas a troca é muito baixa, a aceitação do suco tem sido excelente”, conta.

Com a proposta de “oferecer o suco mais saudável que puder”, o empresário ingressou no Programa Selo Alimentos do Paraná neste ciclo, e tem aproveitado o networking com quem já participou do processo. “Vamos visitar os primeiros lugares no Selo 2017/2018, para ver como tudo é feito. Queremos ser o primeiro também no ano que vem”, planeja.

Com o Selo Alimentos do Paraná desde 2016/2017, a Realeza Alimentos, de Cambé, contabiliza vantagens: crescimento no faturamento, mesmo em um cenário economicamente ruim, ampliação de mercado para o varejo, já que a empresa só fornecia seus nhoques para prefeituras, e, agora, crescimento do mix. “Esse painel nos deu muitas ideias bacanas. Nosso produto já é bem diferenciado, então, entra nesse potencial de mercado que foi debatido. Agora, estamos lançando uma linha de nhoque vegano, e nossa expectativa é ótima”, diz Fernando Loureço, proprietário da empresa.

Realizado pelo Sebrae/PR, tendo no comitê gestor Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Programa Selo Alimentos do Paraná objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas. A metodologia segue as normas sanitárias vigentes e o MEG – Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Um catálogo, lançado na Mercosuper e distribuído aos visitantes, traz o contato de todas as empresas que têm o Selo Alimentos do Paraná. O material pode ser conferido no site do Sebrae/PR http://www.sebraepr.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/AF_SPR-0012-0054-PC03-CATALOGO.pdf.

Crédito da foto – Régis Santos

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *