Shopping centers do Brasil têm 12.550 lojas vagas
Apesar da queda contínua nos últimos anos da vacância nos shoppings do Brasil, os grandes centros de compra acumulam atualmente 12.550 lojas vagas. O espaço desocupado pelos empreendimentos chegam ao total de pouco mais de 1 milhão de metros quadrados. O levantamento foi feito pelo departamento de inteligência do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
De um ano para cá, houve uma melhora na vacância, segundo o Ibope. No que a pesquisa considera como “shoppings consolidados”, empreendimentos inaugurados até 2012, 8,5% das lojas desse grupo estavam vagas em 2017. Neste ano, o índice de desocupação de lojas nos shoppings caiu para 7,9%.
Os”shoppings novos”, abertos a partir de 2013, registram maior volatilidade nas lojas que os ocupam. A vacância nesse segmento é de 41% em 2018. No ano passado, era de 46%. Segundo o Ibope, os segmentos que mais fecharam lojas de 2017 para 2018 foram: vestuário, artigos esportivos, joalheria e relojoaria e calçados. As que abriram mais lojas no mesmo período analisado foram: serviços, alimentação, presentes e artigos para casa e lazer.


